No dia 20 de março, às 15h, o MASP promove o lançamento do catálogo MASP FCCB (336pp., R$120), que agrupa a totalidade das fotografias do acervo do Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB) no MASP. O evento marca o encerramento da exposição Foto Cine Clube Bandeirante: do arquivo à rede e conta com uma conversa entre o fotógrafo German Lorca, um dos principais representantes do FCCB; a artista e curadora da exposição, Rosângela Rennó; e a pesquisadora e professora do MAC-USP, Helouise Costa. A mediação será da curadora do MASP, Luiza Proença.
Tanto o catálogo, editado pelo próprio MASP, quanto a exposição originaram-se da cessão de parte do acervo do Foto Cine Clube Bandeirante ao museu, em regime de comodato, em 2014. Após o período contratual de 50 anos, as 279 obras de 85 artistas serão doadas ao MASP e passarão a integrar a coleção de fotografia da instituição, junto com a Coleção Pirelli MASP de Fotografia.
As imagens retratam os anos de formação do fotoclube mais influente na cidade de São Paulo, ainda em atividade desde sua fundação em 1939. Elas também evidenciam a fase inicial da produção de fotógrafos que viriam a ser conhecidos como expoentes da fotografia moderna, como Thomas Farkas e German Lorca.
Embora haja uma relação entre o livro e a exposição, a publicação está organizada de forma alfabética, seguindo o primeiro nome dos autores, como é regra entre os catálogos dos acervos do MASP, enquanto a exposição organizou as obras de acordo com suas datas de circulação, enfatizando o percurso das fotografias por diversos salões e mostras no Brasil e no exterior ao longo dos anos. Ambos exibem os versos das fotografias, que revelam os carimbos e selos deste intenso intercâmbio. Dessa forma, as impressões fotográficas são também documentos, com marcas únicas e históricas, constituindo um capítulo fundamental na história da fotografia brasileira.
Além do grupo de obras do acervo FCCB, outras quatro fotografias – que passaram pelo fotoclube, mas se encontravam fora de seus arquivos --, integram a exposição e também o catálogo: duas de Ademar Manarini, uma de Jorge Radó e uma de Paulo Pires da Silva – também do FCCB e doadas ao museu em 2014.
O evento de lançamento do livro, incluindo a conversa com o fotógrafo German Lorca, acontece no Auditório MASP Unilever. Haverá distribuição de senhas individuais a partir das 14h, na bilheteria do museu. O Auditório MASP Unilever tem capacidade para 374 pessoas, sendo que 10% dos lugares são reservados para atendimento preferencial (idosos, gestantes, portadores de deficiência e Amigo MASP). O catálogo MASP FCCB estará disponível para venda no MASP Loja, a partir de 15.3, e nas principais livrarias do Brasil, a partir de abril.
Local: Auditório MASP Unilever
Horário: 20 de março às 15h
Entrada gratuita, retirada de senhas a partir das 14h na bilheteria do MASP.
Endereço: Av. Paulista, 1578, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3149-5959
Acessível a deficientes, ar condicionado.
Capacidade: 374 lugares (vagas especiais para cadeirantes)