Formado por 40 bolsistas e ligado à Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), o Coral Jovem do Estado foi criado em 1979 (em julho de 2009 completou 30 anos) durante o 10° Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ao longo de sua história, esteve sob a regência de Bruno Wyzuj, Jonas Christensen, Diogo Pacheco, Victor Gabriel, Marcos Leite, Daltson Takeuti, Juan Serrano, Martha Herr, José Ferraz de Toledo e Naomi Munakata, sempre ao lado das mais importantes orquestras sinfônicas e conjuntos instrumentais do Estado.
Tem como finalidade principal contribuir na educação e desenvolvimento de seus integrantes, aprimorando seu nível técnico e artístico para que se tornem os futuros profissionais da área. O Coral é um dos grupos de difusão e formação musical da EMESP Tom Jobim, escola do Governo de São Paulo administrada pela Santa Marcelina Cultura.
Em 2015, sob a regência de Tiago Pinheiro e preparação vocal de Marília Vargas, o grupo deu início a uma proposta de inserir-se em um contexto tanto didático quanto performático. Desta forma, três vertentes principais foram observadas para constituir um “tripé” artístico. A primeira concentra-se nos cantores ligados à tradição das salas de concerto e das óperas. O segundo é aquele dos que se interessam pela pesquisa e execução da música historicamente orientada, comumente chamada de música antiga. O terceiro é aquele que contém o novo ingrediente para este conjunto: a música popular.
PROGRAMA
Tiago Pinheiro regente
Marília Vargas preparadora vocal
J. Brahms
Drei Gesänge op. 42
-Abendstandchen
-Vineta
-Darthula Grabesgesang
O schöne nacht
F. Schubert/ F. Grillparzer
Standchen
B. Britten/ W. Auden
Hymn to Sta Cecilia
K. Weil/ B. Brecht
Surabaya, Johny
(arr. A. Cunha)
Chico Buarque/ Djavan
(arr. X. Bartaburú)
Tanta saudade
Chico Buarque
Joana francesa
(arr. M. Bernardo)
Flor da idade
(arr. Chicão)
Dura na queda
Fred Martins
Madame maldade
(arr. Z. Rodrigues)
Lupcínio Rodrigues
Suíte de Sambas
-Quem há de dizer
-Nervos de aço
-Vingança
-Se acaso você chegasse
(arr. D. Cozzella)
SERVIÇOS
Local: Auditório MASP Unilever
Horário: 14 de agosto às 16h
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 meia entrada
Endereço: Av. Paulista, 1578, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3149-5959
Acessível a deficientes, ar condicionado.
Capacidade: 374 lugares (vagas especiais para cadeirantes)