No MASP Auditório, a Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri recebe o quarteto de cordas do Programa Kovner, da Juilliard School. A regência é de Thibault Delor.
Repertório
TOMASO ALBINONI (1671-1751)
Concerto Grosso a Cinco
SERGEI KOUSSEVITZKY (1874-1951)
Concerto para Contrabaixo
VÁRIOS
Temas de Óperas para Orquestra de Cordas Juvenil
Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil
A orquestra de cordas é uma das formações mais antigas da música ocidental, e até hoje cumpre um importante papel artístico e pedagógico. Formada basicamente por naipes de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, a orquestra de cordas teve amplo protagonismo no período barroco e clássico, e, mais tarde, ressurgiu como “grupo de câmara”, em resposta às grandes orquestras sinfônicas do período romântico.
No Guri, a Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil é formada por alunos com idades entre 11 e 18 anos, e tem importância decisiva em seu desenvolvimento artístico. É em conjunto, entre seus iguais, que os instrumentistas de cordas ampliam sua técnica, sensibilidade e senso de cooperação. Artisticamente, o grupo explora o repertório consagrado, que vai de Vivaldi a Mozart e Beethoven, e composições recentes, abordando com profundidade diferentes linguagens e sonoridades.
Thibault Delor, regente convidado
Thibault Delor é formado pelo Conservatório Superior de Música de Paris, e foi aluno particular de Daniel Marillier. Atuou na Orquestra da Ópera de Paris de 1989 a 1993, e na Orchestre de Contrebasses de Paris. É professor de contrabaixo e solista dos festivais Femusc, de Santa Catarina, Fimce, em La Serena, Chile; e professor de contrabaixo e música de câmara da EMESP Tom Jobim desde 2016. Desde 2015, é regente da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri. Em 2017, Thibault lança seu disco solo “Troubadour”, de contrabaixo e voz, com a participação especial de seus filhos Léonard e Juliette Delor.
Quarteto do Programa Kovner, da Juilliard School
Jennifer Liu, Kenneth Renshaw (violinos), Edvard Pogossian (violoncelo) e Jasper Snow (viola) formam o Quarteto do Programa Kovner, da Juilliard School, de Nova York. Uma das iniciativas mais importantes da escola norte-americana, o Programa Kovner financia integralmente os estudos dos mais brilhantes instrumentistas da escola, partindo de uma exigente lista de pré-requisitos que abarca desde o alto desempenho acadêmico até a curiosidade artística e capacidade de se tornar um líder em sua área.
São Paulo
Data: 02 de junho
Horário: 11h
Local: MASP Auditório
Endereço: Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo - SP
Ingressos: Gratuito
Duração: 90 minutos (aproximadamente)
Classificação indicativa: Livre