ORQUESTRA INFANTIL HELIÓPOLIS
ALEXANDRE PINTO
REGENTE
CANÇÃO TRADICIONAL FRANCESA
Angels on Parade (Anjos em Desfile ) [Arr. Carl Strommen]
KENNETH BAIRD
The Christmas Train (O Trenzinho de Natal)
FOLCLORE BRASILEIRO
Fui no Itororó [Arr. João Maurício Galindo, a partir de H. Villa-Lobos]
JAMES KAZIK
Ludwig's Dance Party (A Festa Dançante de Ludwig)
ORQUESTRA PREPARATÓRIA HELIÓPOLIS
ALEXANDRE PINTO
REGENTE
JEFF FRIZZI
Mystic Dance (Dança Mística)
RAMIN DJAWADI
Game Of Thrones [Arr. Larry Moore]
KLAUS BADELT
Piratas do Caribe: Tema Principal [Arr. Paul Lavender / Larry Moore]
JOHN WILLIAMS
Star Wars: The Force Awakens (O Despertar da Força) [Arr. Robert Longfield]
HEITOR VILLA-LOBOS
Bachianas Brasileiras nº 2: Tocata – O Trenzinho do Caipira [Arr. e Adapt. Marcos Rangel / Alexandre Pinto]
ORQUESTRA INFANTOJUVENIL HELIÓPOLIS
ANDRÉ SANCHES
REGENTE
SAMUEL KRÄHENBÜHL
Sinfonietta: Excertos
LUDWIG VAN BEETHOVEN
As Ruínas de Atenas, Op.113: Marcha Turca
JACQUES OFFENBACH
Orfeu no Inferno: Can Can
NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV
Sheherazade, Op.35 [Transc.Richard L. Weave]
ORQUESTRAS INFANTIS DO INSTITUTO BACCARELLI
O programa Orquestras Infantis do Instituto Baccarelli, formado pela Orquestra Infantil Heliópolis, Orquestra Preparatória Heliópolis e Orquestra Infantojuvenil Heliópolis reúne crianças e jovens alunos do ensino de instrumento coletivo do Instituto Baccarelli. Trata-se de uma experiência fundamental para o desenvolvimento musical e pessoal de cada integrante, a qual contribui, ainda, para que se tornem pessoas melhores e cidadãos conscientes de suas responsabilidades, em conformidade com o compromisso do Instituto Baccarelli de proporcionar desenvolvimento pessoal e oportunidade de profissionalização na música. As Orquestras Infantis Heliópolis se caracterizam pelo contínuo trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores, que valorizam diariamente as potencialidades individuais e aspectos essenciais a uma orquestra, como postura, harmonia e noção de vivência em conjunto.
SOBRE O INSTITUTO BACCARELLI
Em 1996, sensibilizado por um incêndio de grandes proporções em Heliópolis, o maestro Silvio Baccarelli prontificou-se a ensinar música para 36 crianças e jovens da comunidade, como forma de diminuir o sofrimento das famílias atingidas e contribuir para a autoestima e possibilidade de educação desses menores. Como o bairro da zona sul paulistana não dispunha de local apropriado para as atividades, o maestro cedeu o próprio imóvel, o Auditório Baccarelli (localizado na Vila Clementino), para dar início às aulas. Dos participantes desse estágio inicial, dois ex-integrantes do coral que o maestro regeu por várias décadas em São Paulo permaneceram à frente do Instituto: os irmãos Edilson e Edmilson Venturelli. Além da gestão executiva e da imagem institucional, eles foram os responsáveis pelo desenvolvimento das diferentes atividades da entidade, e por ampliar significativamente a dimensão da instituição de ensino.
Organização sem fins lucrativos voltada para ensino musical com intuito de promover formação artística e inserção social, o Instituto Baccarelli atende anualmente mais de 1.000 crianças e jovens por meio de programas socioculturais, cuja premissa é a excelência pedagógica, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento pessoal e para a criação de oportunidades de profissionalização no campo da música erudita.
Hoje com sede própria na comunidade de Heliópolis, o Instituto dispõe de ampla estrutura, distribuída em dois prédios, onde ocorrem práticas de conjunto em 5 orquestras, 14 corais, 20 grupos de musicalização infantil, 52 classes coletivas de instrumentos, 20 grupos de câmara, além de aulas em grupo e individuais sob a responsabilidade de 78 profissionais de música.
O Instituto conta com a direção artística do maestro Isaac Karabtchevsky e com o patronato do regente indiano Zubin Mehta, que visitou a instituição em 2005 e se encantou com o poder da música enquanto ferramenta de transformação social.
A Instituição constrói dia a dia uma história de conquistas, fruto de um amplo trabalho educacional, que transcende a profissionalização musical, suscitando autodisciplina, respeito, criatividade, convivência e senso colaborativo em grupo – essenciais tanto para as relações intersubjetivas quanto para a consolidação da noção de cidadania. Para a manutenção de suas atividades, o Instituto Baccarelli conta com os seguintes patrocinadores, distribuídos por categorias. Ouro: Vivo e Volkswagen; Prata: Cielo, Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre e Banco Volkswagen; Bronze: Pernambucanas, BTG Pactual, Bradesco e Instituto Votorantim.
SERVIÇO:
17 de dezembro de 2017
Domingo - 16h
Ingressos: Inteira: R$10,00 - Meia-entrada: R$5,00
MASP Auditório