MASP

OSESP MASP - Acadêmico OSESP

19.12.2017
Ter

O MASP e a Osesp, duas das instituições culturais mais simbólicas de São Paulo, retomam, a partir de 26 de agosto (sábado), a série de concertos OSESP MASP, que une arte e música no palco do MASP Auditório. O objetivo do projeto é estabelecer diálogos entre as duas formas artísticas, relacionando similaridades estéticas e históricas de ambas. Este ano conta com cinco apresentações, de 26 de agosto a 19 de dezembro, com obras das diferentes coleções do Museu e inserções de compositores clássicos, contemporâneos e também brasileiros.

Em seu acervo, o MASP possui séculos de história da arte, despertando inúmeras possibilidades de conexões com a música. Na primeira apresentação, no dia 26 de agosto, as peças de Arvo Pärt, Richard Wagner, Johannes Brahms e Olivier Messiaen estão em diálogo com a obra A Virgem em lamentação, são joão e as pias mulheres da Galiléia (1485 – 1490), de Hans Memling; no dia 12 de setembro, as composições de Heitor Villa-Lobos e Piotr Ilitch Tchaikovsky estão em interlocução com A estudante (1915-1916), de Anita Malfatti; já na apresentação de 16 de outubro, as peças de Johann Sebastian Bach, Roberto Sion, Astor Piazzolla, Leonard Bernstein e Charlie Parker são apresentadas juntas com a obra Composição com fundo amarelo e vermelho (1945), de Alexander Calder; e por fim, no dia 28 de novembro, a programação combina as composições de Nino Rota, Samuel Barber, Roberto Terreiro Prado e Paquito D’Rivera, com a tela O carregador (Las Illusiones) (1944), de Diego Rivera.

O encerramento do programa OSESP MASP 2017 acontece no dia 19 de dezembro, com o Coro Acadêmico da Osesp apresentando um repertório de peças natalinas em diálogo com a obra A Virgem com o Menino de pé abraçando a Mãe (Madonna Willys), 1480-1490, do pintor italiano Giovanni Bellini. Clément Janequin, Maurice Ravel, André Mehmari, Francis Poulenc, José Viera Brandão e Franz Xaver Gruber são os compositores contemplados da noite.

A Osesp leva ao MASP recitais de seu coro e três grupos de música de câmara com diferentes formações: Quinteto de Sopros, Quinteto de Fagotes, Quarteto Osesp. O projeto acontece uma vez por mês, a partir das 20h. Cada apresentação é comentada por especialistas convidados, que fazem a conexão entre as obras de arte da coleção do MASP e as composições musicais interpretadas. A programação está sujeita a alterações.

Os ingressos custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia) e estão disponíveis na bilheteria do museu e pelo site www.ingressorapido.com.br.

OSESP MASP 2017*

19.12 (terça-feira)

CORO ACADÊMICO

Maestro: MARCOS THADEU

 JANEQUIN, Clément      Canções Diversas

 RAVEL, Maurice            Três Canções

 MEHMARI, André          The Rainbow Rose

 POULENC, Francis         Quatro Motetos para a Época de Natal  11'

 VIEIRA BRANDÃO, José Chorinho Natalino 4'

 GRUBER, Franz Xaver    Noite Feliz 3'

Palestrante: Luciano Migliaccio

Obra comentada: Giovanni Bellini, A Virgem com o Menino de pé abraçando a Mãe (Madonna Willys), 1480-1490

Serviço

Local: MASP Auditório
Data: 19 de dezembro de 2017
Hora: 20h00