O vão livre do MASP será palco, na manhã do próximo domingo, de uma apresentação de Natal especial da Osesp. A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo vai apresentar uma versão da regente Marin Alsop para ‘O Messias’, obra-prima do alemão Georg Friedrich Handel (1685-1759) atualizada com elementos de jazz e gospel, uma versão mais ao gosto do público brasileiro. A apresentação, com entrada gratuita e sem a necessidade de retirada de ingressos, acontece das 11h às 13h, na praça pública do museu.
O projeto, intitulado de ‘Too Hot to Händel’, surgiu a partir de conversas da regente com amigos que se queixavam de que ‘O Messias’ demorava a chegar ao trecho em que se tem vontade de levantar e cantar junto. Alsop, que já pensava em uma versão gospel da obra-prima barroca, convocou os amigos Bob Christianson e Gary Anderson para os arranjos. Handel certamente aprovaria: ele gostava quando músicos adicionavam ornamentos às suas peças, algo que Mozart chegou a fazer.
O concerto contará com a orquestra, o coro e o coro acadêmico da Osesp, acompanhados da soprano Cynthia Renée Saffron, da mezzo-soprano Vaneese Thomas e do tenor Rodrick Dixon.
PROGRAMA
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
MARIN ALSOP, regente
CYNTHIA RENÉE SAFFRON, soprano
VANEESE THOMAS, mezzo-soprano
RODRICK DIXON, tenor
CORO DA OSESP
CORO ACADÊMICO DA OSESP
Georg Friedrich HÄNDEL
Too Hot to Handel: A Gospel Messiah
[arranjo de Bob Christianson e Gary Anderson]
Este concerto é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal e Fundação Osesp em co-realização com o Masp e conta com o patrocínio de Mattos Filho.
Entrada é gratuita.
Não é necessário retirar ingresso.