MASP

OSESP MASP - PROGRAMA OUTRA IDEIA DO CLÁSSICO

24.11.2015
Ter

Se o romantismo é a arte da tormenta e dos humores, o clássico é sua antítese. Mais distante da dicotomia entre fé e racionalidade, paixão e inteligência ou intuição e conhecimento, a matéria do clássico é a reunião de tais opostos, o esforço dialético para o equilíbrio do gosto e das aparências. O clássico é a escolha da civilização.

SOLISTAS DA OSESP:
SVETLANA TERESHKOVA - VIOLINO
AMANDA MARTINS - VIOLINO 
MARIA ANGÉLICA CAMERON - VIOLA
MARIALBI TRISOLIO - VIOLONCELO

PROGRAMA:
BACH (MOZART) - DUAS FUGAS DE O CRAVO BEM TEMPERADO [6']
MOZART - ADÁGIO E FUGA EM DÓ MENOR, KV 546 [9'] 
MENDELSSOHN - QUARTETO N o5 EM MI BEMOL MAIOR, OP.44 N o3 [32']

OBRA DO MASP A SER COMENTADA:
JEAN-AUGUSTE-DOMINIQUE INGRES, ANGÉLICA ACORRENTADA, 1859, ÓLEO SOBRE TELA.

SOBRE A SÉRIE OSESP MASP
O MASP e a OSESP apresentam uma programação que articula música clássica e arte por meio do acervo do museu – OSESP MASP. Serão nove apresentações musicais no Auditório MASP Unilever com foco no repertório de câmara e coral da OSESP. Em cada apresentação, serão exploradas as possíveis relações entre os autores e períodos das peças musicais executadas e uma seleção de obras da coleção do museu.
As apresentacões serão introduzidas por Eugênia Gorini Esmeraldo, coordenadora de Intercâmbio do MASP,
e Leandro Oliveira, compositor e musicólogo.

OSESP MASP é composta por recitais do Coro da OSESP e por quatro formações de câmara da orquestra: Solistas da OSESP, Quinteto de Sopros, Orquestra de Câmara da OSESP e Quarteto da OSESP.
A programação o abrange desde os períodos barroco e romântico até a produção contemporânea e peças inéditas, num repertório variado que inclui Bach, Mozart, Schumann, Mendelssohn, Ravel, Schoenberg e Stravinsky.

OSESP MASP cruza a produção artística e musical na história, estabelecendo uma conexão entre suas audiências. A coleção abre inúmeras possibilidades de aproximação entre a arte e a música: as peças barrocas de Bach dialogam com as pinturas de Velázquez e de Frans Hals; o romantismo de Schumann e Mendelssohn com as obras de Delacroix; o classicismo de Mozart com Ingres; o impressionismo de Ravel com o de Manet, Renoir e Monet. 

Valor do ingresso R$100,00 e R$50,00 meia entrada.