1° subsolo, Edifício Lina Bo Bardi
Curadoria: Amanda Carneiro, curadora, MASP
Hulda Guzmán (Santo Domingo, República Dominicana, 1984) é reconhecida por retratar, por meio da pintura, seus arredores tropicais e caribenhos enquanto explora planos, perspectivas e realidades, povoadas por um elenco tecnicolor de seres humanos, animais, plantas antropomórficas e criaturas imaginárias. A exposição aborda a relação de Guzmán com a paisagem impressionista, destacando sua contribuição ao gênero ao mesclar a paisagem com características arquitetônicas, realismo mágico e muralismo mexicano.
As narrativas em suas telas ocupam realidades contraditórias e oníricas. Personagens descansam em praias paradisíacas ao lado de apartamentos abandonados, dançam em pistas que se estendem até a floresta tropical e perseguem demônios por interiores elegantes. A exposição celebra uma relação estabelecida em 2017, quando a artista criou a obra Entrega de confiançaespecialmente para a mostra Histórias da Sexualidade. O trabalho, agora parte da coleção do museu, exemplifica o interesse da artista por cenas eróticas em meio a uma natureza impactada pela abstração e pela arquitetura modernista.
Os interesses peculiares de Guzmán se reapresentam em Venha dançar, comissionada para a mostra Histórias da Dança. Nessa obra, a artista retrata uma clareira exuberante na floresta, onde um grupo de pessoas interage em uma atmosfera hedonista. Ambos os trabalhos servem como ponto de partida para a primeira exposição monográfica da artista na América do Sul.