O outro, eu e os outros (2025) é o título da gangorra monumental de Iván Argote exposta em dupla, a primeira obra a ocupar o icônico Vão Livre do MASP em sua nova fase. Os trabalhos de Argote (Bogotá,1983, vive em Paris) frequentemente questionam nossa percepção do espaço público. O visitante é convidado a subir na gangorra e movimentá-la com seu peso — individualmente ou em grupo. A obra propõe uma experiência que destaca a conexão entre indivíduo e grupo, configurando uma metáfora para a força das ações coletivas em promover transformações. Com seu caráter lúdico e interativo, evocando o playground, a obra dialoga com a proposta de Lina Bo Bardi (1914–1992) — arquiteta que concebeu o edifício do MASP — para o Vão Livre, com “exposições ao ar livre” e “crianças [brincando] no sol da manhã e da tarde”.
Todas as exposições temporárias do MASP possuem recursos de acessibilidade, com entrada gratuita para pessoas com deficiência e seu acompanhante. São oferecidas visitas em Libras ou descritivas, mediante solicitação pelo e-mail acessibilidade@masp.org.br; textos e legendas em fonte ampliada e conteúdos audiovisuais com audiodescrição, legendagem e interpretação em Libras. Todos os materiais ficam disponíveis no site e canal do Youtube do museu e podem ser utilizados por pessoas com ou sem deficiência, públicos escolares, professores, pessoas não alfabetizadas e interessadas, seja em visitas espontâneas ou acompanhadas pela equipe MASP.
Visitas acessíveis
Pessoas com deficiência podem fazer uma visita acompanhada pela equipe MASP.
Solicitação via e-mail: acessibilidade@masp.org.br.
Cadernos com textos e legendas em fonte ampliada
Os cadernos acessíveis contêm todos os textos e legendas das exposições, em fonte ampliada, além de instruções sobre as salas de exposição, disposição das obras, fluxos e circulação, e breve descrição do espaço. Os cadernos físicos ficam disponíveis para uso durante a visita e a versão digital, em PDF, pode ser acessada via QR code. Com leitor de tela, é possível ouvir todo o conteúdo textual das mostras.
Conteúdos audiovisuais
Com narração, audiodescrição, legendagem e interpretação em Libras, desenvolvidos a partir dos textos curatoriais, apresentando um panorama da exposição.
Disponíveis no site e canal do Youtube do museu.
Objetos táteis
Para algumas exposições, a equipe MASP Acessibilidade desenvolve objetos táteis que se aproximam das formas e materialidades de alguma obra em exibição. Os objetos não ficam disponíveis nos espaços expositivos, mas acompanham as visitas descritivas realizadas pela equipe, que podem ser solicitadas por pessoas com deficiência em acessibilidade@masp.org.br.