R$450,00 (Quatrocentos e cinquenta reais) público geral
AMIGO MASP, patronos e conselheiros têm 15% de desconto
Parceiros e patrocinadores têm 10% de desconto
O curso é composto de quatro encontros onde cada aula busca apresentar tópicos introdutórios de Arte a partir de perguntas, utilizando como exemplos obras e artistas do acervo do MASP e convidando para uma reflexão sobre o uso e produção de estratégias pedagógicas a partir desses conteúdos. O que é Arte?, Como a Arte surge através dos tempos? e O que é Arte Contemporânea? são as questões disparadoras de cada aula, que tem como proposta apresentar conceitos, reflexões e instrumentos de reconhecimento para quem tem o desejo de pensar a Arte como uma ferramenta educativa. O último encontro, A Experiência da Arte será realizada na exposição Acervo em Transformação, onde em contato direto com as obras serão desenvolvidas atividades que visam estimular o uso do museu e de seu acervo como recurso educativo, compreendendo o educador como um sujeito criador, resgatando as etapas anteriores do curso.
Aula 1 | 15.04.2025 - O QUE É ARTE?
“O que é arte?”: diálogo sobre possíveis respostas para essa pergunta.
“O que é ser artista?”: compreender como alguém passa a ser considerado artista.
“O que são movimentos artísticos?”: como a História da Arte se organiza ao longo da História humana.
“Como é criada uma obra de arte?”: formas de surgimento e consolidação de uma obra de arte.
Atividade: dividida em duas etapas, a primeira será debater e responder, em pequenos grupos, a seguinte questão: Qual a importância do ensino de Arte? Na segunda etapa os grupos receberão uma imagem de obra do acervo do MASP e irão fazer uma breve análise desta.
Aula 2 | 22.04.2025 - COMO SURGE A ARTE ATRAVÉS DOS TEMPOS?
Um olhar sobre o acervo do MASP: breve introdução sobre a composição do acervo do museu.
Divisão histórica da Arte: linha do tempo da Arte da Pré-História ao Modernismo, pontuando características, objetivos e aspectos importantes que determinam as suas relevâncias, e trazendo o debate sobre possíveis usos pedagógicos desses conteúdos.
Exemplo de projeto de ensino em arte, utilizando recursos e movimentos artísticos múltiplos.
Atividade: em grupos menores, montar um quadro de inspirações para um projeto interdisciplinar, escolhendo um dos movimentos artísticos vistos em aula.
Aula 3 | 29.04.2025 - O QUE É ARTE CONTEMPORÂNEA?
Arte Conceitual e Pop Art: como esses movimentos artísticos contribuíram para o que hoje chamamos de Arte Contemporânea.
“O que é Arte Contemporânea?”: como podemos responder a essa pergunta e quais artistas e obras brasileiras são fundamentais para a arte de hoje.
Arte Contemporânea em sala de aula: exemplos de artistas e obras que podem ser trabalhados com os alunos.
Atividade: exploração de formas e significados de objetos do cotidiano através da fotografia.
Aula 4 | 06.05.2025 - A EXPERIÊNCIA DA ARTE - AULA PRESENCIAL
A quarta e última aula, será uma visita na exposição Acervo em Transformação, onde em contato com as obras de arte da exposição, iremos explorar processos de criação de propostas pedagógicas utilizando o museu como instrumento multidisciplinar.
Carolina Mendoza é doutoranda em Fundamentos do Ensino e Aprendizagem em Artes na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduada em Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais pela mesma instituição. Tem experiência como professora de Artes e Cinema no Ensino Fundamental e Médio (2013 a 2024), além de ter atuado como educadora em espaços e eventos culturais como Fundação Iberê Camargo, Santander Cultural, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Museu do Spot Club Internacional e Bienal do Mercosul (todos em Porto Alegre – RS). Pesquisa e desenvolve projetos sobre educação e arte, onde o papel do público é fundamental para o desenvolvimento de uma experiência junto a diversos espaços, tempos e obras artísticas. Atualmente ocupa a posição de professora mentora no projeto MASP Ensino, no Museu de Arte de São Paulo, onde planeja, estrutura e aplica projetos educativos em parceria com escolas da rede básica privada de São Paulo.