Aula 1 - 06/05/2026 | Catálogo como extensão, registro e contexto da exposição
O catálogo como documento, comunicação e memória que contextualiza e registra a exposição. A partir de estudos de caso, exploraremos diferentes abordagens conceituais, como os catálogos se desenvolveram nas últimas décadas e seu papel na construção da identidade institucional das exposições.
Aula 2 - 13/05/2026 | Da curadoria à linguagem própria do catálogo
Como a curadoria e a pesquisa do artista se traduzem em projeto editorial. Análise de estudos de caso sobre narrativa, identidade visual e as ferramentas que permitem criar uma linguagem própria para cada publicação, para além da mera transposição da exposição.
Aula 3 - 20/05/2026 | Projeto gráfico: materialidade e individualização
Decisões gráficas que dialogam com o universo registrado: tipografia, tratamento de imagens, formato e acabamento. Estudos de caso que mostram como cada exposição demanda sua própria solução material e visual, criando objetos únicos.
Aula 4 - 27/05/2026 | Produção e visão integrada do processo
Da concepção à impressão: orçamento, cronograma e produção gráfica. Análise de processos completos que integram curadoria, pesquisa do artista e projeto gráfico, mostrando como essas camadas dialogam para criar o catálogo como objeto final.
Felipe Chodin é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), com pós-graduação em Produção Gráfica pela Escola SENAI Theobaldo De Nigris. Atua como designer gráfico desde 2011, desenvolvendo trabalhos com ênfase em produção editorial e cultural. Entre 2012 e 2022, integrou a equipe da SP-Arte, onde, a partir de 2018, assumiu a liderança do time de design e a direção de arte das revistas traço— e SP–Arte. Atualmente é diretor de arte da Act Arte, onde assina projetos de livros como, entre outros: Casa Zabragim (2022), Bará (2023) – ganhador do Jabuti 2024 na categoria Projeto Gráfico –, Arte à mesa: Diálogos entre arte e comida na América Latina, Maria Lira (2024), Sonhos ao sol e Vivian Caccuri: Criatura som e seus espectros (2025).