MASP

Em torno de Tarsila

Horário
19h-22h
Duração do Módulo
(4 aulas)
Investimento

5x R$ 104,00*
Amigo MASP
5x R$ 93,60*
*Parcelamento apenas em cartão de crédito

Coordenação

Regina Teixeira de Barros

Tomando como ponto de partida a exposição Tarsila popular, o curso abordará algumas questões que tangenciam a produção da pintora de Abaporu. Em primeiro lugar, será examinada a coleção de arte moderna da artista, tanto no que diz respeito à sua formação quanto a possíveis diálogos com seu trabalho. Em seguida, serão discutidas obras de outros artistas modernistas que se empenharam em criar imagens capazes de traduzir a ideia de identidade nacional, seja por meio da representação de aspectos naturais do país seja pela figuração daquilo que entendiam como “homem brasileiro”, como as manifestações culturais que o caracterizavam. Por fim, serão apresentadas contribuições de mulheres para a consolidação da arte moderna no Brasil: da exposição pioneira de Anita Malfatti, em 1917, à atuação de Yolanda Penteado nas primeiras Bienais de São Paulo, passando pela produção de artistas pouco reconhecidas como Zina Aita, Regina Gomide Graz e Mina Klabin Warchavchik.

Planos de aulas

4.4.2019
Os alunos regularmente inscritos no curso serão convidados para a abertura da exposição Tarsila popular

Aula 1 – 11.4.2019
Tarsila do Amaral: coleção de arte e circuito artístico

A coleção de arte moderna reunida por Tarsila do Amaral. Formado por presentes, aquisições e possíveis trocas que realizou, esse conjunto de trabalhos não apenas reflete suas preferências artísticas, como traz novas e surpreendentes informações sobre seus círculos de sociabilidade. Por fim, serão apontadas possíveis relações entre obras de Tarsila e trabalhos de sua coleção particular.
> Visita à exposição Tarsila popular e à mostra Acervo em transformação - André Lhote, Três nus femininos, 1920, e Mikhail Larionov, Dois cavaleiros, 1910

Aula 2 – 12.4.2019
O Brasil brasileiro 1

Nesta aula, serão analisados trabalhos de artistas modernistas que buscaram retratar uma identidade nacional por meio da representação de espécies da fauna e da flora locais, bem como de aspectos marcantes da topografia da costa brasileira. Serão comentadas obras de Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Cícero Dias, Ismael Nery e Oswaldo Goeldi, entre outros.
> Visita à exposição Tarsila popular e à mostra Acervo em transformação 

Aula 3 – 18.4.2019
O Brasil brasileiro 2

A aula vai abordar obras modernistas que buscam representar o brasileiro e suas manifestações culturais. Quem é o brasileiro para Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro, Candido Portinari e Alberto da Veiga Guignard? Qual o lugar ocupado pela mulher e pelo homem, pelo afrodescendente e pelo índio na poética desses artistas? 
> Visita à exposição Tarsila popular e à mostra Acervo em transformação

Aula 4 – 25.4.2019
Contribuições de mulheres para o modernismo no Brasil

Dia dedicado a mulheres atuantes no circuito artístico brasileiro na primeira metade do século 20. Serão analisadas as contribuições de Anita Malfatti, Zina Aita, Regina Gomide Graz, Mina Klabin, Olívia Guedes Penteado e Yolanda Penteado.
 

Coordenação

Regina Teixeira de Barros é curadora e historiadora da arte especializada em modernismo no Brasil. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estética e História da Arte da USP, foi curadora na Pinacoteca do Estado entre 2003 e 2015, onde realizou exposições como Tarsila viajante e Arte no Brasil: uma história do Modernismo. Em 2018, recebeu prêmio da ABCA pela curadoria de Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna, mostra realizada no MAM-SP.

Conferencistas