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Felipe Martinez
Este curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a época da Revolução Francesa, a partir da arte de Jacques-Louis David, até o começo da arte moderna. As primeiras aulas serão estruturadas em torno da oposição das ideias de clássico e romântico. Depois, será visto como o Realismo surge como negação tanto do Romantismo quanto do Neoclassicismo, abrindo caminho para o rompimento definitivo com tradição, que virá com o Impressionismo. Por fim, será visto como as obras de artistas como Van Gogh, Toulouse-Lautrec e Cézanne se articulam com a produção do período e abrem caminho para a arte que virá. Também serão tratadas algumas das manifestações ocorridas no Brasil ao longo do século.
Aula 1 – 14/08
A Arte na época da Revolução
A primeira aula será dedicada ao estudo das implicações políticas e sociais trazidas pela Revolução Francesa, com destaque para a vida e a obra de Eisabéth-Louise Vigée-Le Brun e Jacques-Louis David.
Aula 2 – 21/08
O Romantismo nas obras de Géricault e Delacroix
Na segunda aula, será estudado como a poética desses artistas está relacionada ao movimento romântico na França e aos acontecimentos políticos da época.
Visita à coleção do MASP: Delacroix: As Quatro Estações.
Aula 3 – 28/08
Pictórico e Linear
A quarta aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres em contraposição à pintura de Delacroix. Visita à coleção do MASP: Jean-Auguste Dominique Ingres: Angélica Acorrentada.
Aula 4 – 04/09
Espírito romântico
Nesta aula, será visto como o Romantismo se desenvolve na Alemanha e na Inglaterra. Destaque para o movimento Sturm und Drang e a obra dos artistas Henry Fuseli, e William Turner.
Aula 05 – 11/09
A paisagem como subversão
A quinta aula tratará da obra de artistas paisagistas, com destaque para os artistas da “Escola de Barbizon” – como Camille Corot e Jean-François Millet.
Visita à coleção do MASP: Corot, Cigana com Bandolim.
Aula 06 – 18/09
Arte e sociedade industrial
A sexta aula será dedicada a pensar as relações entre arte e sociedade industrial. Destaque para o movimento Arts and Crafts e para as ideias de John Ruskin e William Morris.
Aula 07 – 25/09
Ensino e carreira de mulheres artistas
Nessa aula, será visto como se dava o acesso de mulheres ao sistema de ensino e produção de obras de arte. Destaque para as trajetórias de Rosa Bonheur e Marie Bashkirtseff.
Aula 08 – 02/10
Courbet e Manet
Será visto como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet representam pontos de ruptura e continuidade com a tradição.
Visita à coleção do MASP: Manet: O senhor Eugène Pertuiset, caçador de leões.
Aula 09 – 09/10
O Impressionismo como arte dos sentidos
A nona aula tratará o desenvolvimento do Impressionismo a partir das obras de Claude Monet, Pierre Renoir e Berthe Morisot.
Visita à coleção do MASP: Monet, A ponte Japonesa em Giverny.
Aula 10 – 16/10
Pós-Impressionismo nas obras de Van Gogh e Toulouse-Lautrec
Serão abordadas as obras dos artistas que seguiram o caminho do Impressionismo, como Vincent van Gogh e Toulouse-Lautrec.
Visita à coleção do MASP: Van Gogh, “Arlesiana” e Lautrec, “A Roda”.
Aula 11 – 23/10
Cézanne como ponto de chegada e de partida
A última aula tratará da obra de Paul Cézanne que representa, ao mesmo tempo, uma continuidade e uma ruptura com a proposta do Impressionismo.
Visita à coleção do MASP: Cézanne, “O Grande Pinheiro”.
Aula 12 – 30/10
Contatos e rupturas entre o Romantismo brasileiro e internacional. Conferência com Martinho Júnior
A conferência tratará das relações possíveis entre o Romantismo internacional e brasileiro, com destaque para a iconografia da figura feminina em seus vários aspectos.
Aula 13 – 06/11
Tradição e invenção na Academia brasileira. Conferência com Fernanda Pitta
A aula tratará de apresentar a arte produzida no âmbito da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro, procurando questionar as visões homogeneizadoras dessa produção, muitas vezes rotulada de “acadêmica”.
Aula 14 – 13/11
Arthur Timótheo da Costa e o negro da pintura brasileira. Conferência com Renata Bittencourt
Arthur Timótheo da Costa foi um artista que viveu a passagem do século XIX para o XX. Neste encontro vamos analisar retratos em que sua figura aparece como reflexão para considerações acerca da imagem do negro na arte.
20/11 - NÃO HAVERÁ AULA
Aula 15 – 27/11
Ares modernos antes do Modernismo. Conferência com Regina Teixeira de Barros
Nesta conferência serão analisadas obras de artistas brasileiros, como Eliseu Visconti e Navarro da Costa, atuantes no começo do século XX cujas produções abriram terreno para o Modernismo oficializado em 1922.
Felipe Martinez é doutorando em história da arte, pela UNICAMP, e atua como professor nos principais museus de São Paulo, como o MASP e o MAM. Defendeu dissertação de mestrado sobre os quadros de Vincent van Gogh presentes no acervo do MASP, onde também atuou como pesquisador. Participou de publicações acadêmicas sobre o período impressionista e pós-impressionista, colabora com a revista seLecT, e foi pesquisador visitante do Museu Van Gogh, em Amsterdã.