MASP

Histórias da arte: a arte do século 19 – de David a Van Gogh

Horário
19h30-21h30
Duração do Módulo
15 aulas (30horas/aula)
Investimento

5x R$ 240,00* 
AMIGOMASP: 5x R$ 216,00* 
* O parcelamento em 5x só pode ser feito no cartão de crédito.

Coordenação

Felipe Martinez

Especialistas Convidados
Fernanda Pitta, Martinho Junior, Renata Bittencourt e Regina Teixeira de Barros

Este curso pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a época da Revolução Francesa, a partir da arte de Jacques-Louis David, até o começo da arte moderna. As primeiras aulas serão estruturadas em torno da oposição das ideias de clássico e romântico. Depois, será visto como o Realismo surge como negação tanto do Romantismo quanto do Neoclassicismo, abrindo caminho para o rompimento definitivo com tradição, que virá com o Impressionismo. Por fim, será visto como as obras de artistas como Van Gogh, Toulouse-Lautrec e Cézanne se articulam com a produção do período e abrem caminho para a arte que virá. Também serão tratadas algumas das manifestações ocorridas no Brasil ao longo do século. 

Planos de aulas

Aula 1 – 14/08
A Arte na época da Revolução

A primeira aula será dedicada ao estudo das implicações políticas e sociais trazidas pela Revolução Francesa, com destaque para a vida e a obra de Eisabéth-Louise Vigée-Le Brun e Jacques-Louis David. 

Aula 2 – 21/08
O Romantismo nas obras de Géricault e Delacroix 

Na segunda aula, será estudado como a poética desses artistas está relacionada ao movimento romântico na França e aos acontecimentos políticos da época. 
Visita à coleção do MASP: Delacroix: As Quatro Estações.

Aula 3 – 28/08
Pictórico e Linear 

A quarta aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres em contraposição à pintura de Delacroix. Visita à coleção do MASP: Jean-Auguste Dominique Ingres: Angélica Acorrentada.

Aula 4 – 04/09
Espírito romântico

Nesta aula, será visto como o Romantismo se desenvolve na Alemanha e na Inglaterra. Destaque para o movimento Sturm und Drang e a obra dos artistas Henry Fuseli, e William Turner.

Aula 05 – 11/09
A paisagem como subversão
 
A quinta aula tratará da obra de artistas paisagistas, com destaque para os artistas da “Escola de Barbizon” – como Camille Corot e Jean-François Millet. 
Visita à coleção do MASP: Corot, Cigana com Bandolim.

Aula 06 – 18/09
Arte e sociedade industrial

A sexta aula será dedicada a pensar as relações entre arte e sociedade industrial. Destaque para o movimento Arts and Crafts e para as ideias de John Ruskin e William Morris. 

Aula 07 – 25/09
Ensino e carreira de mulheres artistas

Nessa aula, será visto como se dava o acesso de mulheres ao sistema de ensino e produção de obras de arte. Destaque para as trajetórias de Rosa Bonheur e Marie Bashkirtseff.

Aula 08 – 02/10
Courbet e Manet

Será visto como as obras de Gustave Courbet e Édouard Manet representam pontos de ruptura e continuidade com a tradição. 
Visita à coleção do MASP: Manet: O senhor Eugène Pertuiset, caçador de leões.

Aula 09 – 09/10
O Impressionismo como arte dos sentidos

A nona aula tratará o desenvolvimento do Impressionismo a partir das obras de Claude Monet, Pierre Renoir e Berthe Morisot. 
Visita à coleção do MASP: Monet, A ponte Japonesa em Giverny.

Aula 10 – 16/10
Pós-Impressionismo nas obras de Van Gogh e Toulouse-Lautrec

Serão abordadas as obras dos artistas que seguiram o caminho do Impressionismo, como Vincent van Gogh e Toulouse-Lautrec. 
Visita à coleção do MASP: Van Gogh, “Arlesiana” e Lautrec, “A Roda”.

Aula 11 – 23/10
Cézanne como ponto de chegada e de partida

A última aula tratará da obra de Paul Cézanne que representa, ao mesmo tempo, uma continuidade e uma ruptura com a proposta do Impressionismo. 
Visita à coleção do MASP: Cézanne, “O Grande Pinheiro”.

Aula 12 – 30/10
Contatos e rupturas entre o Romantismo brasileiro e internacional. Conferência com Martinho Júnior

A conferência tratará das relações possíveis entre o Romantismo internacional e brasileiro, com destaque para a iconografia da figura feminina em seus vários aspectos.

Aula 13 – 06/11
Tradição e invenção na Academia brasileira. Conferência com Fernanda Pitta

A aula tratará de apresentar a arte produzida no âmbito da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro, procurando questionar as visões homogeneizadoras dessa produção, muitas vezes rotulada de “acadêmica”.

Aula 14 – 13/11
Arthur Timótheo da Costa e o negro da pintura brasileira. Conferência com Renata Bittencourt

Arthur Timótheo da Costa foi um artista que viveu a passagem do século XIX para o XX. Neste encontro vamos analisar retratos em que sua figura aparece como reflexão para considerações acerca da imagem do negro na arte.

20/11 -  NÃO HAVERÁ AULA

Aula 15 – 27/11
Ares modernos antes do Modernismo. Conferência com Regina Teixeira de Barros 

Nesta conferência serão analisadas obras de artistas brasileiros, como Eliseu Visconti e Navarro da Costa, atuantes no começo do século XX cujas produções abriram terreno para o Modernismo oficializado em 1922. 

Coordenação

Felipe Martinez é doutorando em história da arte, pela UNICAMP, e atua como professor nos principais museus de São Paulo, como o MASP e o MAM. Defendeu dissertação de mestrado sobre os quadros de Vincent van Gogh presentes no acervo do MASP, onde também atuou como pesquisador. Participou de publicações acadêmicas sobre o período impressionista e pós-impressionista, colabora com a revista seLecT, e foi pesquisador visitante do Museu Van Gogh, em Amsterdã.

Conferencistas

Fernanda Pitta é historiadora da arte, curadora da Pinacoteca de São Paulo e professora de história da arte moderna e contemporânea na Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Doutora em Artes Visuais pela ECA-USP, suas pesquisas têm como foco a arte no Brasil no entre séculos 19-20 em contexto transnacional; atua também no campo da crítica de arte contemporânea. 

Martinho Junior é professor de História da Arte e da Cultura do departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora e da pós-graduação em história da mesma instituição. Doutor em História da Arte pelo instituto de filosofia e ciências humanas da UNICAMP. Pesquisador do CHAA (Centro de História da Arque e Arqueologia – IFHC/Unicamp) e LAHA (Laboratório de História da Arte – UFJF). Autor dos livros Benedito Calixto, 2013. Folha/Itaú Cultura e Regina Silveira: Claraluz e seus espectadores. BlueCom, 2009.

Renata Bittencourt é doutora em história da arte pela UNICAMP e gestora cultural. É Diretora de Processos Museais no Instituto Brasileiro de Museus [Ibram], tendo sido Secretária da Cidadania e da Diversidade do Ministério da Cultura. Foi responsável pelo Departamento de Formação da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e Gerente responsável pelos projetos nacionais de educação do Itaú Cultural. Foi contemplada pela Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA e pela Fulbright.

Regina Teixeira de Barros curadora independente e doutoranda do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Estética e História da Arte. Foi curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde realizou diversas exposições, entre as quais Tarsila viajante (Pinacoteca e Malba, Buenos Aires, 2008). Coordenou a equipe de pesquisa e foi membro da Comissão Técnica do Catálogo Raisonné Tarsila do Amaral. Em 2018 recebeu o Prêmio Maria Eugênia Franco da ABCA (curadoria pela exposição) e o Prêmio de Melhor Exposição Nacional da APCA pela mostra Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo em 2017.