Público geral
5x R$ 400
AMIGO MASP
5x R$ 340
*valores parcelados no cartão de crédito
O curso oferece uma análise aprofundada da evolução da gravura, desde o seu surgimento na Europa, no início do século 15, até a redefinição do conceito de gravura original no século 19. As aulas serão expositivas, com destaque para obras exclusivas do Acervo MASP. Serão abordados os principais marcos históricos da gravura, desde sua origem até o momento em que, no século 19, as novas técnicas fotográficas e fotomecânicas revolucionaram a relação entre gravura, desenho e as novas formas de fixação de imagens por meio da luz.
Os participantes terão a oportunidade de analisar obras e artistas essenciais para a compreensão desse processo histórico, algumas delas por meio de estampas originais do acervo do MASP. Além disso, o curso trará novas abordagens sobre a gravura como imagem reproduzida, suas relações com outros meios de produção visual e formas de conhecimento, cuja ampla difusão foi possibilitada pelas contínuas tiragens realizadas pelos ateliês gráficos ao longo dos séculos.
-------------------
IMPORTANTE
As aulas serão ministradas presencialmente no MASP. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
Na compra de um curso, ganhe 50% de desconto na inscrição em outro curso de mesmo módulo*.
*Em caso de curso presencial, o desconto é válido para ambos os módulos.
------------
O MASP, por meio do apoio da VR, oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino.
Aula 01 – 07.11.2024
O nascimento da gravura de estampa:os mestres anônimos até Dürer
Nesta aula exploraremos como entre os séculos 15 e 16, na Europa, os processos de produção de matrizes em madeira e metal dão lugar à eclosão das reproduções de imagens sobre papel, transformando a relação entre as oficinas e os modelos circulantes na cultura forjada pelo renascimento.
Aula 2 – 14.11.2024
A criação do grande mercado no século 17 Callot, Rembrandt
Analisaremos como as cidades, Paris e Amsterdã, se tornaram centros fundamentais para a troca de informações, impulsionadas pelas estampas volantes e pelos primeiros livros tipográficos ilustrados.
Aula 3 – 21.11.2024
A fixação dos gêneros gráficos entre os séculos 16 e 18: Marcantonio Raimondi, Rafael e a gravura de interpretação
Observando a partir da tradução de pinturas em gravuras e do interesse cada vez maior que todas as áreas de conhecimento depositam nas imagens reproduzidas, analisaremos como forjam-se a multiplicação das muitas tiragens e suas relações com a exploração de novos formatos e técnicas gráficas.
Aula 4 – 28.11.2024
A estampa original: sobre o encontro da gravura com o desenho e a fotografia no século 19
Os aperfeiçoamentos desenvolvidos nas oficinas gráficas, com os avanços da gravura a cores, invenção da litografia, da fotografia e dos processos fotomecânicos, levam os artistas a cultivarem outros olhares sobre os processos históricos da gravura, que resulta neste belo paradoxo chamado de estampa original.
Claudio Mubarac é doutor e professor na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP desde 2014. Leciona cursos sobre gravura e desenho na FAAP e atuou como orientador do Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall, assumindo sua coordenação em 1989. Enquanto artista, suas obras integram importantes acervos como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAM-SP, MAM-Rio, MAC-USP, entre outros. Com mais de 160 exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, Mubarac também recebeu diversas bolsas de estudo internacionais e vem realizando curadorias notáveis desde 2005, com destaque para exposições como O desenho estampado: a obra gráfica de Evandro Carlos Jardim e Xilo: corpo e paisagem, que foram amplamente reconhecidas e premiadas. Em 2019, publicou o livro Sobre o desenho no Brasil pela Editora da Cidade.