MASP

Introdução aos estudos de exposições e curadorias

Horário
19h-21h
Duração do Módulo
ONLINE
4, 11, 18, 25.8 e 1.9.2020
TERÇAS
(5 aulas)
Investimento

Público geral
5x R$ 48,00
Amigo MASP
5x R$ 40,80
*valores parcelados no cartão de crédito

Professores

Ana Maria Maia

O objetivo desse curso é introduzir os estudos de exposições e a curadoria como ferramentas teóricas e práticas com as quais se pode atuar no circuito de arte. São ferramentas porque constituem saberes, mas não necessariamente ocupam o lugar de disciplinas ou campos autônomos. Aquelxs que pesquisam ou fazem curadorias, em exposições ou outras plataformas (editoriais, educativas, de programações de eventos, só para citar algumas mais recorrentes), dominam recursos para intervir sobre os processos criativos e suas formas de mediação e disseminação, mas seguem tratando de arte, esse sim um campo a ser considerado. 

No decorrer de cinco encontros, serão abordados aspectos relativos a como essas ferramentas surgiram historicamente, ganharam densidade, contradições e diferentes nuances no decorrer das gerações e, ainda assim, permanecem e permanecerão em disputa. Devido à natureza introdutória, o curso se dirige a qualquer pessoa que se interesse por estabelecer aproximações e diálogos a partir do que a arte é e pode vir a ser, como acontecimento e visão de mundo.

Planos de aulas

Aula 1 – 4.8.2020 
Abertura

Introdução ao programa do curso e primeiro exercício de escuta, no qual as percepções dxs participantes sobre curadoria serão organizadas em um diagrama de conceitos e referências.

Aula 2 – 11.8.2020 
Conceitos

Alguns parâmetros para identificar diferenças entre disciplina, campo, ferramenta e método. Diante desses termos, situar a produção de conhecimento em curadoria e estudos de exposições, reconhecendo inclusive como a segunda prática surge também em resposta à visibilidade dada à curadoria em discursos sobre arte contemporânea.

Aula 3 – 18.8.2020 
Curadorxs como interlocutorxs em processos experimentais

Esse encontro contextualizará historicamente como, diferenciando-se da atividade de conservadorxs de museus, o trabalho dx curadxs ganhou contornos específicos, tanto dentro de instituições quanto em eventos independentes, não raro ligados ao experimentalismo artístico. Analisaremos alguns marcos dessa virada no contexto internacional, mas sobretudo no brasileiro.

Aula 4 – 25.8.2020 
Curadorxs como agentes geopolíticos 

Ainda em uma perspectiva histórica, o encontro promoverá uma reflexão sobre o papel que curadorxs assumiram dentro de um circuito artístico em expansão internacional, na virada dos anos 1980 para os 1990. À luz de mostras emblemáticas e da propagação do fenômeno das bienais, pensaremos potências e perigos advindos da prática curatorial como agência geopolítica, responsável por catalisar e conciliar alteridades. 

Aula 5 – 1.9.2020 
Dependências, redes e performatividade

O último encontro abordará a rede de saberes aos quais curadorxs precisam reportarem-se para desenvolverem seus trabalhos. Além de artistas, sem xs quais não haveria curadoria, vale pontuar os papéis fundamentais de com arquitetxs, educadorxs, gestorxs e tantxs outrxs personagens de uma cadeia vasta e interconectada, além dos próprios públicos. O objetivo é ponderar uma ética das relações, que envolva constatar dependências, interseções e performatividades como instâncias indispensáveis ao fazer curatorial. 

Coordenação

Ana Maria Maia é pesquisadora, curadora e professora de arte contemporânea. Tem doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2018, realizou as mostras A marquise, o MAM e nós no meio (Museu de Arte Moderna de São Paulo, em parceria com Educativo MAM e O Grupo Inteiro), e Arte-veículo (Sesc Pompéia, São Paulo). Esta última exposição é fruto da pesquisa Arte-veículo: intervenções na mídia de massa brasileira, realizada com a Bolsa Funarte 2014 de Estímulo à Crítica de Arte e publicada como livro em 2015 (editora Aplicação e editora Circuito). Desde 2019, atua como curadora da Pinacoteca de São Paulo.

Conferencistas