MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Masp Escola
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Laboratório de prática de escrita em arte

Horário
16h-18h
Duração do Módulo
ONLINE
1, 3, 8, 10, 22 e 24.2.2021
SEGUNDAS E QUARTAS
(6 aulas)
Investimento
Público geral
5x R$ 104,00
Amigo MASP
5x R$ 88,40
*valores parcelados no cartão de crédito
Professores
Fernanda Lopes 
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
O uso da palavra, e como consequência a escrita, é historicamente um dos elementos-base da prática da crítica de arte. Hoje, essa prática se tornou mais ampla e mais complexa e, como consequência, o papel e a diversidade de textos produzidos também acabaram ganhando nova dimensão. Em uma exposição existem, frequentemente, textos de parede (institucional, curatorial e auxiliares), folder, catálogo, e as legendas das obras. Há ainda todo conteúdo gerado para diferentes plataformas na internet (não só no caso de exposições, mas também fundações gestoras da produção de artistas e instituições públicas ou privadas), material de divulgação para imprensa e a produção de textos críticos a partir de uma programação cultural para veículos impressos e digitais. Cada um desses textos corresponde a diferentes propósitos e públicos.
Tendo essa variedade em vista, este curso pretende discutir cada um desses formatos, considerando o contexto em que cada um deles é veiculado e os públicos-alvo aos quais eles se destinam. Essas discussões vão se dar coletivamente e não só de maneira teórica, mas também estimulando a prática da escrita, tendo como principal caminho a produção e leitura comentada desses diferentes textos pelos próprios alunos.

IMPORTANTE
As aulas serão online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição. 
 

Planos de aulas

Aula 1 - 1.2.2021
Crítica de arte e a palavra | introdução

Nesta aula, será apresentada uma introdução sobre a formação e a prática da crítica de arte ao longo da história da arte, considerando especialmente momentos nos quais essa prática passou por mudanças e questionamentos. Também será discutida a crítica de arte atualmente, sua relação com a produção escrita, além das funções e tipologias de textos utilizados hoje. A dinâmica de exercícios do curso para os encontros seguintes será discutida com os alunos.

Aulas 2 e 3 - 3.2.2021 e 8.2.2021
Exercício 1 – Texto curatorial para exposição: texto de parede

No segundo encontro, serão estudados os diferentes textos curatoriais em uma exposição, especificando suas funções e características principais: parede, folder e catálogo. A discussão terá como estudos de caso a leitura dos textos produzidos pelos alunos.

Aulas 4 e 5 - 10.2.2021 e 22.2.2021
Exercício 2 – Texto curatorial para exposição: texto de folder e catálogo

No segundo encontro, serão estudados os diferentes textos curatoriais em uma exposição, especificando suas funções e características principais: parede, folder e catálogo. A discussão terá como estudos de caso a leitura dos textos produzidos pelos alunos.

Aula 6 - 24.2.2021
Exercício 3 – Textos auxiliares e legendas para exposição

Neste encontro, será dado destaque para a utilização de textos auxiliares e formatação de legendas em uma exposição. A discussão terá como estudos de caso a leitura dos textos produzidos pelos alunos.
 

Coordenação

Fernanda Lopes é crítica de arte e pesquisadora. Doutora em história e crítica de arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e da Universidade Cândido Mendes. Publicou os livros Francisco Bittencourt: Arte-Dinamite (2016), Área Experimental: Lugar, Espaço e Dimensão do Experimental na Arte Brasileira dos Anos 1970 (2012) e Éramos o time do Rei – A Experiência Rex (2006). Foi curadora assistente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2016-2020) e curadora associada em artes visuais do Centro Cultural São Paulo (2010-2012). Em 2017 recebeu, com Fernando Cocchiarale, prêmio da Associação Brasileira dos Críticos de Arte pela curadoria de exposição Em Polvorosa - Um panorama das coleções MAM-Rio (2016).

Conferencistas

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP