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Aula 1 – 08/11 | Por que não houve grandes mulheres artistas?
Nesta aula, cujo título faz referência ao texto de Linda Nochlin (1971), serão introduzidas questões relativas ao sistema da arte pensado a partir da exclusão e da criação feminina. Nessa perspectiva, serão analisados trabalhos nos quais artistas constroem imagens de si mesmas e a de outras mulheres, criando possibilidades para elaboração de um olhar crítico em relação à identidade feminina.
Visita na coleção do MASP: As Mulheres precisam estar nuas para entrar no Museu de Arte de São Paulo?, 2017, Guerrilla Girls.
Aula 2 – 09/11 | Críticas feministas: o lar, a maternidade e a loucura
“O pessoal é político”. A frase amplamente conhecida marca as lutas feministas da segunda metade do século XX, enfatizando a importância de serem produzidos debates públicos sobre a esfera do privado. Nesta aula serão apresentados trabalhos de artistas que contribuem, numa perspectiva histórica, para ampliação desses debates.
Aula 3 – 29/11 | Fotografas e a construção de modos de ver outros
A partir da noção de diferença pensada para além dos discursos pejorativos embasados numa dialética do “eu” e do “outro”, que servem de suporte para a construção da noção moderna de sujeito. Nesta aula serão analisados trabalhos de fotografas que contribuem para a crítica de uma racionalidade imbricada em relações de poder, dominação e saber referenciadas na masculinidade.
Aula 4 – 30/11 | Disrupções: arte, mulheres e a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985)
Durante a ditadura uma série de artistas criam trabalhos críticos ao regime militar, suas políticas de encarceramento e de tortura, assim como as suas instituições. Nesta aula serão enfatizadas as práticas artísticas de mulheres nesse período, a partir de uma perspectiva teórica feminista filiada aos estudos pós-estruturalistas e suas atualizações contemporâneas.
Gabriela Barzaghi De Laurentiis é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da FAU-USP, na linha de pesquisa Projeto, Espaço e Cultura. Mestra pelo Departamento de História Cultural do IFCH/UNICAMP (2015), apoiada pela FAPESP. Bacharel em Ciências Sociais pela PUC-SP (2010), com Intercâmbio Acadêmico no Institut d’Etudes Politiques de Paris-Sciences Po (2009). Participou do Deleuze Summer Camp 4, na Amsterdam School for Cultural Analysis - University of Amsterdam (2010). É autora de artigos e do livro "Louise Bourgeois e modos feministas de criar". Coleção Leituras do Corpo. Christine Greiner (org). São Paulo: Annablume, 2017.