MASP
logo-MASP Masp Escola
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL 2025
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL 2026
  • VÃO LIVRE
  • Férias no MASP
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • Férias
    • HISTÓRIAS DA ARTE
    • Estudos Críticos
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Contato
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Perspectivas curatoriais: pidginização e outros métodos

Horário
19H ÀS 21H
Duração do Módulo
PRESENCIAL
QUARTAS-FEIRAS
08, 15, 22 E 29.04.2026
4 AULAS
Investimento
R$590,00,00 (quinhentos e noventa reais) público geral

PÚBLICO GERAL  5X R$ 118,00
AMIGO MASP  5X R$ 100,30
*VALORES PARCELADOS NO CARTÃO DE CRÉDITO
Professores
 Mirtes Marins de Oliveira (organização), André Pitol (Professor)
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
O que vou aprender neste curso?
 
  • - Você compreenderá a pidginização como método curatorial e sua potência crítica.
  • - Irá explorar a prática e o pensamento curatorial.
  • - Terá contato com estudos de caso curatoriais contemporâneos no Brasil e no exterior.
  • - Aprofundará debates sobre diáspora, narrativas, linguagens e resistências nas artes.
  • - Refletirá sobre humanidade, escuta profunda e construção de relações na prática curatorial.

A curadoria é hoje um campo de experimentação e debate que reúne práticas, métodos e questões em constante transformação dentro das artes. Este curso toma como eixo central a prática de Bonaventure Soh Bejeng Ndikung — curador e escritor de arte contemporânea cuja trajetória articula reflexões críticas e exposições que partem das contribuições artísticas e intelectuais africanas e de sua diáspora, dialogando também com o contexto brasileiro em projetos recentes. Serão apresentados e discutidos exemplos como wata go lef stone da perpetuidade do àkàrà através dos oceanos (2022), O Quilombismo: Of Resisting and Insisting. Of Flight as Fight. Of Other Democratic Egalitarian Political Philosophies (2023), além do texto Pidginização como método curatorial: brincando com linguagens e modos de fazer curadoria (2025). A partir deles, exploraremos debates contemporâneos do campo curatorial que, nas palavras de Ndikung, “combinam obras, ideias, práticas e línguas em resistência às convenções canônicas, à estagnação cultural, às práticas ossificadas, aos ritmos mortos e às formas singulares”.

IMPORTANTE |
As aulas serão ministradas presencialmente no MASP. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 80% de presença.

Planos de aulas

Aula 1 - 08/04/2026 | Introdução: entre curadoria e método, escrita e escuta
O primeiro encontro estabelece um terreno comum sobre os assuntos compartilhados no curso, especialmente a partir da prática do curador Bonaventure Soh Bejeng Ndikung na reflexão escrita, em livros como In a While or Two We Will Find the Tone: Essays and Proposals, Curatorial Concepts, and Critiques (2020) e An ongoing-offcoming tale: ruminations on art, culture, politics and Us/Others (2022), e exposições, como “Force Times Distance: On Labour and Its Sonic Ecologies” (2020-24) e “Indigo waves and other stories: re-navigating the Afrasian Sea and notions of diaspora (2023).

Aula 2 - 15/04/2026 | Pidginização e outros métodos curatoriais
Essa aula é dedicada à noção de pidginização, proposta por Ndikung no livro Pidginização como método curatorial: brincando com linguagens e modos de fazer curadoria [2023] (2025). Por pidginização, o curador entende uma maneira de fazer curadoria pela troca e pelo contato de mundos, uma reflexão curatorial que não é apenas cognitiva, mas fenomenológica e espacial e pode se manifestar em uma série de estratégias poéticas e metodológicas onde a contação de histórias possibilita múltiplos arranjos com a linguagem e a cultura.

Aula 3 - 22/04/2026 | Matrizes de O Quilombismo
A teoria do pensador pan-africano brasileiro Abdias Nascimento foi o mote da exposição “O Quilombismo: Of Resisting and Insisting. Of Flight as Fight. Of Other Democratic Egalitarian Political Philosophies” (2023), realizada na Casa das Culturas do Mundo, em Berlim. Tomaremos esse exemplo para discutir como a prática curatorial pode pensar as contribuições diaspóricas de maneira espacial e discursiva.

Aula 4 - 29/04/2026 | Praticando a humanidade
O último encontro visa uma reflexão sobre a proposta de desenvolvimento curatorial a partir da noção de humanidade como prática, além de outras como escuta profunda, que se vinculam tanto à humanidade quanto à noção de pidginização como método curatorial, permitindo a análise da exposição como mais um estudo de caso do pensamento curatorial de Ndikung próximo ao contexto brasileiro.
 

Coordenação

André Pitol é pesquisador, curador e professor, com doutorado pela ECA-USP. É docente da École Intuit Lab - Instituto Francês de Design, Digital e Estratégia e também da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica – SP. Integra o Grupo Especial América Latina y los Balcanes: vínculos culturales y sociales (CIBAM/CLACSO) e é membro associado da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Atua em projetos de curadoria e pesquisas em história da arte a partir de uma perspectiva afrotópica. Escreveu ensaios para e-flux, The Brooklyn Rail, Photographies, Mídia Ninja e ZUM. Realizou a curadoria de Edival Ramosa - Nova Construção Totêmica (coleção moraes-barbosa, São Paulo, 2024) e Expondo Patrimônios: a arte de pendurar histórias (SADA, São Paulo, 2019). Foi co-curador da 30º Mostra de Arte da Juventude (Sesc Ribeirão Preto, 2022) e curador-adjunto de A parábola do Progresso (Sesc Pompeia, 2022/2023). Co-conceptualizou o programa itinerante Escola de Quilombismo, na Haus der Kulturen der Welt, em Berlim (2023). Em 2024, foi pesquisador residente no Centro Internacional de Artes Gráficas, em Ljubljana, Eslovênia, e no ThinkArt, em Casablanca, Marrocos; no mesmo ano foi contemplado com uma bolsa da Foundation for Arts Initiatives. Foi co-curador adjunto da 36º Bienal de São Paulo (2025).

Conferencistas

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP