MASP

Artistas negras brasileiras: desafios contemporâneos

10.8
sáb
11h-13h

Questões relacionadas ao corpo, aos padrões estéticos e aos lugares ocupados pelas mulheres nas sociedades atuais estão entre as trabalhadas pela produção visual feminina contemporânea. Entretanto, várias artistas negras têm ido além dessas questões, ao propor uma revisão da história do Brasil a partir de seu local no mundo. 

Como esta produção se insere dentro do panorama visual da diáspora negra? Como se dá a formação das jovens artistas negras brasileiras? Seria esta produção um reflexo de um movimento internacional maior? Estaríamos conversando com outros países, notadamente os de língua inglesa, onde estes questionamentos são mais frequentes? A produção feminina afrodescendente está inserida em um panorama de revisão internacional das histórias hegemônicas? 

Esses são alguns questionamentos que, como artista e professora, Rosana Paulino pretende abordar nesta palestra.  


INSCRIÇÕES GRATUITAS E PRESENCIAIS
Data e Horário: 10.8 sáb 11h-13h

PALESTRANTE

Rosana Paulino

Doutora em artes visuais pela ECA/USP e especialista em gravura pelo London Print Studio. Foi bolsista da Fundação Ford e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), durante o doutorado, e bolsista do Bellagio Center, da Fundação Rockefeller. Como artista, vem se destacando por sua produção ligada a questões sociais, étnicas e de gênero, com a qual questiona a posição da mulher negra na sociedade brasileira e os diversos tipos de violência decorrentes do racismo e das marcas deixadas pela escravidão. Possui obras em importantes museus como o MASP, o Malba (Buenos Aires) e o UNM (University of New Mexico Art Museum), nos Estados Unidos. 

Programação

Artistas negras brasileiras: desafios contemporâneos
Data e Horário: 10.8
sáb
11h-13h

Vídeos