MASP
logo-MASP Palestra
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas em Arquitetura e Urbanismo
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Suzanne Valadon e o motivo das banhistas na cultura artística pós-impressionista

12.8.2017 Sáb 11H
Tentaremos entender a obra Nus (1919), de Suzanne Valadon, em relação ao motivo da figura feminina nua, na sua toalete ou no banho, na pintura pós-impressionista das duas primeiras décadas do século XX. Algumas referências importantes, tais como a pintura de figuras femininas na sua toalete de Edgar Degas, serão analisadas em diálogo com a obra de Valadon, bem como sua inserção como pintora mulher nesse contexto. Finalmente, discutiremos a disseminação do motivo na cultura artística da Europa no início do século, tomando como exemplo a pintura Mulheres à beira do riacho (1919, MAC USP), do artista Piero Marussig, e suas possíveis aproximações com a obra de Suzanne Valadon.

PALESTRANTE

Ana Magalhães

Ana Magalhães é historiadora da arte, curadora e professora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), desde 2008. Sua pesquisa junto ao MAC USP tem por objeto a coleção de arte moderna italiana do acervo do Museu, e está publicada no livro Classicismo moderno. Margherita Sarfatti e a pintura italiana no acervo do MAC USP (Alameda editorial, 2016), resultante de sua tese de livre-docência em 2015. Trabalhou sobre as obras de Claude Monet e Edgar Degas do acervo do MASP, tendo posteriormente colaborado com o Museu na organização das exposições sobre as obras dos dois artistas, respectivamente, em 1997 e em 2006. Entre abril e junho de 2016, foi pesquisadora convidada do Getty Research Institute em Los Angeles, onde desenvolveu a pesquisa em torno da história material do gesso Formas únicas da continuidade no espaço, de Umberto Boccioni (1913, acervo MAC USP), em parte publicada na Revista USP. Contribui regularmente com artigos e textos para revistas especializadas, no Brasil e no exterior, bem como organizou publicações com colaboradores brasileiros e estrangeiros.

Programação

Suzanne Valadon e o motivo das banhistas na cultura artística pós-impressionista
Data e Horário: 12.8.2017 Sáb 11H

Vídeos

MASP Palestras | Suzanne Valadon e o motivo das banhistas na cultura artística pós-impressionista

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP