Este é o quarto seminário de um projeto de longo prazo que antecipa o programa de exposições, palestras, oficinas, publicações e cursos no MASP dedicado às
Histórias indígenas em 2023. O primeiro seminário ocorreu em junho de 2017 e contou com as participações de Ailton Krenak, Aristóteles Barcelos Neto, Claudia Andujar, Davi Kopenawa, Edson Kayapó, Els Lagrou, Joseca Yanomami, Luis Donisete Grupioni Benzi, Luisa Elvira Belaunde, Lux Vidal, Milton Guran, Pedro de Niemeyer Cesarino e Sandra Benites. O segundo, ocorrido em julho de 2019, contou com Brook Andrew, Daiara Tukano, Denilson Baniwa, Franchesca Cubillo, Heather Ahtone, Moara Brasil, Nigel Borell, Sandra Benites, Sarah Ligner, Scott Manning Stevens e Ticio Escobar. Em julho de 2020, o terceiro seminário teve como palestrantes Ariel Kuaray Ortega, Carlos Fausto, Rosaura Andazabal, Abraham Cruzvillegas, Sebastián Calfuqueo Aliste e Sandra Gamarra.
Esses seminários reintroduzem as culturas indígenas no museu. Ao longo de sua história, o MASP organizou diversas exposições com objetos e registros de comunidades indígenas localizadas no território brasileiro:
Exposição de arte indígena (1949),
Alguns índios (1983),
Arte karajá (1984),
Índios yanomami (1985)
e Arte indígena kaxinawa (1987).
Com teóricos e praticantes de diferentes locais, cenários e perspectivas, o seminário tem como objetivo apresentar e discutir a riqueza e a complexidade de materiais indígenas e culturas imateriais, suas filosofias, cosmologias e lutas, e os desafios e as possibilidades de trabalhar com esses campos, sobretudo no contexto de um museu.
ORGANIZAÇÃO
Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP
André Mesquita, curador, MASP
David Ribeiro, assistente curatorial, MASP
Guilherme Giufrida, curador assistente, MASP
Lilia Schwarcz, curadora adjunta de histórias, MASP
Sandra Benites, curadora adjunta de arte brasileira, MASP
FOLDER
Faça aqui download do folder.
TRANSMISSÃO AO VIVO
O seminário terá transmissão online e gratuita pelo
perfil do MASP no YouTube, com tradução em Libras.
CERTIFICADO
Para receber o certificado de participação, é necessário realizar um cadastro por meio de um link que será fornecido durante o seminário.