MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Claude Monet

A canoa sobre o Epte, Circa 1890

  • Autor:
    Claude Monet
  • Dados biográficos:
    Paris, França, 1840-Giverny, França ,1926
  • Título:
    A canoa sobre o Epte
  • Data da obra:
    Circa 1890
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    133,5 x 146 x 3 cm
  • Aquisição:
    Compra, 1953
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00092
  • Créditos da fotografia:
    João Musa
COMPARTILHE

TEXTOS



Monet iniciou os estudos de paisagens marinhas sob influência de Eugène Boudin (1824‑1898). Em seguida, aproximou‑se de um grupo de jovens artistas entusiasmados com a pintura da Escola de Barbizon, de Édouard Manet (1832‑1883) e de Gustave Courbet (1819‑1877). Nas paisagens pintadas na década de 1860, Monet iniciou suas experimentações na representação dos reflexos da luz na água, que levaram à formulação de uma nova relação entre pintura e natureza, da qual derivou o impressionismo. Foi justamente um quadro de Monet, Impressão, nascer do sol (1872), exposto na primeira mostra do grupo, em 1874, que deu origem ao nome do movimento. A canoa sobre o Epte mostra seu interesse pelos efeitos da luz na superfície da água. A grossa camada de tinta é composta por cores puras que, vistas de longe, se misturam. A proximidade da correnteza, ocupando toda a parte inferior do quadro, indica que Monet buscava tanto os efeitos do reflexo das plantas como da profundeza do rio. O desfoque nas personagens e o enquadramento da canoa, cortada pelo limite da tela, lembram a linguagem da fotografia, influência decisiva para o pintor. O corte da cena remete também a gravuras japonesas que circulavam na França naquela época.

— Equipe curatorial MASP, 2015

Fonte: Adriano Pedrosa (org.), MASP de bolso, São Paulo: MASP, 2020.





Entre 1887 e 1890, Monet empenha-se em retratar a canoa sobre o rio Epte que banha sua propriedade em Giverny. Para a série de quadros nascidos desta experiência, posam as irmãs Suzanne e Blanche Hoschedé, cujo pai, já então falecido, fora o banqueiro Ernest Hoschedé, mecenas e colecionador do artista, e cuja mãe, Alice, tornar-se-ia a segunda esposa de Monet. Dessa série de obras, iniciada com La Barque Rose (localização ignorada), devem ser citadas também as telas Barque à Giverny (Musée d’Orsay) e En Barque (Tóquio, Museu Nacional de Arte Ocidental). O quadro do Masp, de que se conhece também um estudo preparatório, é comentado pelo próprio artista em uma carta ao crítico e amigo Geffroy, de 22 de junho de 1890: “Estou novamente às voltas com coisas impossíveis de se fazer: a água com a vegetação ondulante no fundo”. De fato, uma das características mais singulares dessa pintura – A Canoa sobre o Epte – no contexto da obra de Monet é a proximidade da água, que assume na parte de baixo da composição uma realidade quase táctil, como se o pintor não desejasse, por uma vez, pintar os reflexos luminosos da superfície, mas a profundidade. Embora pertencente a uma série, o quadro do Masp é, no que respeita a este particular, um caso único. Monet anuncia aqui a materialidade e é necessário lembrar que esta nova dimensão visual da água só voltará a ser obtida mais de trinta anos depois, isto é, nos quadros dos anos 1918-1924. A amizade com o fotógrafo Nadar e o genuíno interesse de Monet pela fotografia explicam o corte compositivo, assim como o efeito de perda de foco nas irmãs Hoschedé, produzido pelo movimento das águas e da barca (Camesasca). Além disso, uma fonte possível da composição do Masp, como já foi detectado, é a gravura de Harunobu, intitulada Mulher Colhendo Flores de Lótus.

— Autoria desconhecida, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Trabalhos
Relacionados

image-legend

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP