MASP

Desconhecido

Camisa, Sem data

  • Autor:
    Desconhecido
  • Dados biográficos:
  • Título:
    Camisa
  • Data da obra:
    Sem data
  • Técnica:
    Tecelagem
  • Dimensões:
    37 x 15 cm
  • Aquisição:
    Comodado MASP Landmann
  • Designação:
    Camisa
  • Número de inventário:
    C.01103
  • Créditos da fotografia:
    MASP

TEXTOS



A cultura Huari floresceu na porção sul da serra andina, na região de Ayacucho, no Peru, tendo influenciado populações de um vastíssimo território, principalmente entre os anos 600 e 900. Em Nasca — cultura que reúne a produção material das populações que ocuparam o vale do rio Grande de Nasca, aproximadamente entre os anos 100 a.C. e 700 — a influência Huari pode ser observada em variados artefatos e, especialmente, nos tecidos. A introdução de técnicas e motivos Huari nos tecidos da costa caracterizou-se pela profusão no uso de fibras de lhamas ou alpacas (animais do ambiente serrano), tingidas de vermelho e azul brilhante. O padrão das túnicas conhecidas como unku, no idioma quíchua, ou qhawa, em aimará, também parece ter sido uma influência Huari em Nasca. Este exemplar traz o estilo transicional, característico do contato entre as populações serranas e costeiras. Nela, foi utilizada a técnica de tingimento tie-dye, em blocos confeccionados separadamente e posteriormente costurados um ao outro. Observa-se que as partes escalonadas que compõem a peça, a partir das quais formam-se motivos em cruz, apresentam quebra de alinhamento. Possivelmente a túnica foi construída a partir de partes de peças originais distintas. Provavelmente com o uso do tear de cintura, a(s) tecelã(s) produziram cada bloco criando uma urdidura (base de fios longitudinais fixados, paralelamente, na parte superior do tear), a partir da qual teceu-se em trama simples — um único fio que se entrelaça perpendicularmente à urdidura, em zigue-zague, formando o tecido.

— Equipe curatorial MASP, 2021

Fonte: Instagram @masp 06.08.2021



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