Francisco Rebolo (1902-1980) trabalhou como pintor decorativo de paredes e foi também jogador de futebol, inclusive no Corinthians, para o qual concebeu o desenho do escudo do time. De família proletária, retratou
esse cotidiano e o de trabalhadores rurais. Por outro lado, estudou história da arte e dialogou com outros pintores de origem imigrante em São Paulo. Posteriormente, essa troca resultou no Grupo Santa Helena (na
década de 1930), do qual fizeram parte pibtires como Alfredo Volpi (1896-1988), Aldo Bonadei (1906-1974) e Clóvis Graciano (1907-1988). Na pintura de Rebolo nota-se uma suavidade cromática — inclusive ele foi chamado
de
mestre do meio-tomem — composições sintéticas, geometrizadas, chapadas. Suas telas trazem perspectivas, profundidades e planos nublados, o que pode ser observado em
Casario com paisagem(1958), em que Rebolo atribuiu também um aspecto envelhecido e rústico às casas. A tela é dividida entre, por um lado, a representação da cidade e seus aglomerados de edificações e, por outro, o ambiente natural com
campos e árvores, além das montanhas que tomam o último plano do quadro. A geometria retangular dos casarios contrasta com a copa dos ciprestes de forma ovalada; um deles se mostra com a copa como que engolida pelos
casarios. Ademais, a mistura e o acúmulo de formas e tons podem ser vistos na pintura das casas, mas não na do campo, que é representado de forma mais espaçada e livre. Em 1954 Rebolo recebeu um prêmio de viagem ao
exterior e viveu na Itália entre 1955 e 1957.
Casario com paisagemé, provavelmente, uma obra da fase europeia, realizada sob a influência da paisagem siciliana; foi finalizada após o retorno de Rebolo ao Brasil. Nesse momento, o artista produziu trabalhos de grande rigor geométrico
na estruturação formal, influenciados por cores típicas da arquitetura italiana, como os tons de ocre, terra e vermelho.