MASP

George Romney

John Walter (ou Wharton) Tempest, com Cavalo, 1779-80

  • Autor:
    George Romney
  • Dados biográficos:
    Dalton-in-Furness, Inglaterra, 1734-Kendal, Inglaterra ,1802
  • Título:
    John Walter (ou Wharton) Tempest, com Cavalo
  • Data da obra:
    1779-80
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    233,5 x 150 x 4 cm
  • Aquisição:
    Doação Jules Verelst e Louis Ensch (Companhia Siderúrgica Belgo Mineira S.A.), 1952
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00200
  • Créditos da fotografia:
    João Musa

TEXTOS



Ao lado de Joshua Reynolds (1723-1792) e Thomas Gainsborough (1727-1788), Romney se destaca no gênero do retrato em Londres na segunda metade do século 18. Se há poucos dados sobre sua formação, suas viagens de estudo tiveram grande incidência em seu trabalho. Por um lado, estadias em Paris o aproximaram da linearidade e sobriedade do classicismo de artistas como Nicholas Le Sueur (1716-1783). Por outro, uma viagem de estudo para a Itália confirmaria seu interesse por artistas do renascimento e pelos ideais da antiguidade. No retrato do MASP, o jovem cavaleiro John Walter Tempest foi representado ao lado de seu cavalo que bebe água na beira de um riacho, no que parece ser um momento de descanso durante uma cavalgada no campo. Apesar da pose serena e aparentemente natural do jovem retratado, a composição e o tratamento estilístico procuram privilegiar clareza, harmonia e equilíbrio. O tratamento cromático-luminoso homogêneo da tela, a construção analítica dos diferentes elementos que compõem o retrato, assim como a distinção clara entre figura e fundo são características dessa influência do classicismo francês e italiano.

— Equipe curatorial MASP, 2017

Fonte: MASP: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: Instituto Cultural J. Safra, 2017. (Coleção museus brasileiros)





John Walter (ou Wharton) Tempest era filho de John Tempest, Esquire of Sheburn, e irmão de Frances Tempest, esposa de Sir Henry Vane. Ele faleceu em 13 de janeiro de 1793 em Brighthelm-stone, para onde se transferira por questões de saúde. Grisenbach (1925, apud Singleton) remete apropriadamente a composição à idéia neoclássica de relevo antigo. Ao contrário de Gainsborough, que explora ao máximo as possibilidades de fusão entre figura e fundo, Romney procura tirar partido de soluções radicalmente lineares e de composições formadas por estratos solidários ao plano da tela. Os jogos cromático-luminosos da pincelada, os empastes formalmente dinâmicos de Gainsborough cedem aqui à pincelada léchée, à gama não contrastada de cores baixas e à escansão verdadeiramente analítica dos elementos da composição, que almeja levar ao retrato algo da “nobre simplicidade e calma grandeza” da Roma de Winckelmann. O retrato do Masp – John Walter (ou Wharton) Tempest, com Cavalo – foi gravado em meia-tinta por James Walker (c.1748-1808) em 1781.

— Autoria desconhecida, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca