MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

Edgar Degas

Mulher enxugando a perna esquerda, 1903

  • Autor:
    Edgar Degas
  • Dados biográficos:
    Paris, França, 1834-1917
  • Título:
    Mulher enxugando a perna esquerda
  • Data da obra:
    1903
  • Técnica:
    Carvão e pastel sobre papel
  • Dimensões:
    61 x 51 x 1 cm
  • Aquisição:
    Doação Henryk Spitzman-Jordan, 1952
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00084
  • Créditos da fotografia:
    João Musa
COMPARTILHE

TEXTOS



Mulher Enxugando a Perna Esquerda é considerado preparatório de outro muito semelhante (80 x 71 cm), de paradeiro desconhecido. As questões relativas ao nu feminino, detectadas em a Mulher Enxugando o Braço Esquerdo (Após o Banho), reaparecem aqui inalteradas. Mais uma vez é uma passagem igualmente memorável de Valéry a desvelar a significação do modelo para Degas, que assume por assim dizer o valor de uma anti-Olimpia: “Il [Degas] ne chercha pas à établir sur un lit quelque obscène et souveraine Olympia, brutale comme un fait. Mais il s’acharna à reconstruire l’animal féminin spécialisé, esclave de la danse, ou de l’empois, ou du trottoir; et ces corps, plus ou moins déformés. font songer que tout le système mécanique d’un être vivant peut grimacer comme un visage Cette sensibilité mimique, où se trouve que-lque misogynie, ne mettait aucune complaisance à embellir ses modèles. Son noir regard ne voyait rien en rose”.

— Autoria desconhecida, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Trabalhos
Relacionados

image-legend
image-legend
image-legend

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP