MASP

Salomon van Ruysdael

Paisagem fluvial com balsa transportando animais, Circa 1650

  • Autor:
    Salomon van Ruysdael
  • Dados biográficos:
    Naarden, Holanda, 1600-Haarlem, Holanda ,1670
  • Título:
    Paisagem fluvial com balsa transportando animais
  • Data da obra:
    Circa 1650
  • Técnica:
    Óleo sobre madeira
  • Dimensões:
    75 x 106 x 2 cm
  • Aquisição:
    Doação Alberto Soares Sampaio, José Machado Coelho de Castro, Joaquim Bento Alves de Lima, Ricardo Jafet, Diários Associados, Banco Mineiro da Produção, Banco de Crédito Real de Minas Gerais S.A., Banco Hipotecário do Estado de Minas Gerais S.A., Nelson de Faria, Evaristo Fernandes, Francisco Pignatari, Alberto Quattrini Bianchi, 1951
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00183
  • Créditos da fotografia:
    João Musa

TEXTOS



Salomon van Ruysdael foi um dos pioneiros da paisagem naturalista na Holanda da primeira metade do século 17. Especializou-se em cenas de rios, de estuários e de marinhas compostas a partir de elementos reais, típicos da paisagem do país, repudiando as convenções anteriores bem como as composições artificiosas dos paisagistas clássicos italianos e franceses. As pinturas de Ruysdael são povoadas de pescadores, camponeses e comerciantes. Em Paisagem fluvial com balsa transportando animais (circa 1650), um barco transporta um grupo de sete pessoas e cinco vacas, enquanto, à esquerda, um homem segue pela trilha que acompanha o rio. Ao fundo, vê-se o que parece ser uma cidade, com uma torre e um conjunto de barcos. A árvore tortuosa, na beira do rio e com o tronco refletido na água, organiza a composição da pintura, sua linha em zigue-zague deixando-a mais dinâmica. A árvore, em primeiro plano, serve também como referência para se compreender a profundidade da paisagem. A paleta de cores — em azul, cinza, marrom e amarelo — torna-se mais escura no canto inferior esquerdo e mais clara à medida que se aproxima do canto direito, onde o céu e a água se mesclam e se confundem no infinito.

— Equipe curatorial MASP, 2017





Em Paisagem Fluvial com Balsa Transportando Animais, nota-se no meio, à direita, uma balsa que transporta um grupo de sete pessoas e cinco vacas, e na margem esquerda, coberta pela vegetação, um homem que caminha por uma trilha que segue ao longo do rio. À direita dele encontra-se uma alta árvore com o tronco muito irregular que cresce até o limite da água. No fundo, os prédios de uma cidade, dominada pelas altas torres de uma igreja e por numerosos barcos. O quadro foi datado por Stechow de 1650-1655, mas na documentação do museu consta a data de 1652.

— Autoria desconhecida, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca