MASP
logo-MASP
  • Ingressos
  • Acervo
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

C. Valsuani | Jacques Lipchitz

Pierrô com bandolim, 1925

  • Autor:
    C. Valsuani | Jacques Lipchitz
  • Dados biográficos:
    |Druskininkai, Lituânia, 1891-Ilha de Capri, Itália ,1973
  • Título:
    Pierrô com bandolim
  • Data da obra:
    1925
  • Técnica:
    Bronze
  • Dimensões:
    45,5 x 50,5 x 19 cm
  • Aquisição:
    Doação Carolina Penteado da Silva Telles, 1948
  • Designação:
    Escultura
  • Número de inventário:
    MASP.00158
  • Créditos da fotografia:
    João Musa
COMPARTILHE

TEXTOS


Por Luciano Migliaccio
Segundo o crítico Clement Greenberg, a melhor fase de Lipchitz situa-se entre 1925 e 1930, quando realizou peças de pequenas dimensões, que ficaram em estado de maquete. O bronze do Masp Pierrô com Bandolim pertence a esse grupo de obras. Para Aguilar (1991, p. 101), a escultura revela formas que Le Corbusier, animador do grupo do Esprit Nouveau, do qual Lipchitz participou, desenvolveria mais tarde na capela de Ronchamp. A relação com a arquitetura é de particular importância no desenvolvimento da obra do escultor. O jogo entre o convexo e o côncavo proporciona à vista frontal um equilíbrio monumental que pousa suavemente nos três membros inferiores do objeto. A interpenetração das linhas retas, vertical e horizontal, nos volumes sinuosos, representando sinteticamente a cabeça, o braço e o instrumento musical, confere ao bronze uma proporção musical e um timbre sentimental, lembrando as mascáras de Picasso da cenografia Parade, e a tela Mulher com Bandolim de Braque (1922-1923, Paris, Musée National d’Art Moderne). Cabe lembrar que a escultura pertenceu a Olívia Guedes Penteado, colecionadora brasileira, sensível aos valores da arte da vanguarda, amiga de Blaise Cendrars e de Tarsila do Amaral, que a orientou em suas aquisições em Paris.

— Luciano Migliaccio, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Trabalhos
Relacionados

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP