MASP

C. Valsuani | Jacques Lipchitz

Pierrô com bandolim, 1925

  • Autor:
    C. Valsuani | Jacques Lipchitz
  • Dados biográficos:
    |Druskininkai, Lituânia, 1891-Ilha de Capri, Itália ,1973
  • Título:
    Pierrô com bandolim
  • Data da obra:
    1925
  • Técnica:
    Bronze
  • Dimensões:
    45,5 x 50,5 x 19 cm
  • Aquisição:
    Doação Carolina Penteado da Silva Telles, 1948
  • Designação:
    Escultura
  • Número de inventário:
    MASP.00158
  • Créditos da fotografia:
    João Musa

TEXTOS


Por Luciano Migliaccio
Segundo o crítico Clement Greenberg, a melhor fase de Lipchitz situa-se entre 1925 e 1930, quando realizou peças de pequenas dimensões, que ficaram em estado de maquete. O bronze do Masp Pierrô com Bandolim pertence a esse grupo de obras. Para Aguilar (1991, p. 101), a escultura revela formas que Le Corbusier, animador do grupo do Esprit Nouveau, do qual Lipchitz participou, desenvolveria mais tarde na capela de Ronchamp. A relação com a arquitetura é de particular importância no desenvolvimento da obra do escultor. O jogo entre o convexo e o côncavo proporciona à vista frontal um equilíbrio monumental que pousa suavemente nos três membros inferiores do objeto. A interpenetração das linhas retas, vertical e horizontal, nos volumes sinuosos, representando sinteticamente a cabeça, o braço e o instrumento musical, confere ao bronze uma proporção musical e um timbre sentimental, lembrando as mascáras de Picasso da cenografia Parade, e a tela Mulher com Bandolim de Braque (1922-1923, Paris, Musée National d’Art Moderne). Cabe lembrar que a escultura pertenceu a Olívia Guedes Penteado, colecionadora brasileira, sensível aos valores da arte da vanguarda, amiga de Blaise Cendrars e de Tarsila do Amaral, que a orientou em suas aquisições em Paris.

— Luciano Migliaccio, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



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