MASP

Nicolau Facchinetti

Recanto da Praia de Icaraí, 1888

  • Autor:
    Nicolau Facchinetti
  • Dados biográficos:
    Treviso, Itália, 1824-Rio de Janeiro, Brasil ,1900
  • Título:
    Recanto da Praia de Icaraí
  • Data da obra:
    1888
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    29,5 x 57,5 x 2 cm
  • Aquisição:
    Doação Julieta e José Paranhos do Rio Branco, 1947
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00238
  • Créditos da fotografia:
    João Musa

TEXTOS


Por Amanda Sammour
Nicolau Facchinetti foi um pintor, desenhista e professor italiano radicado no Rio de Janeiro desde 1849. Na década de 1860, passou a retratar as regiões do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e das fazendas de café do Vale do Paraíba, em São Paulo. Em um momento em que a paisagem é consagrada como um dos gêneros mais valorizados da pintura acadêmica, Facchinetti consolida-se como um dos artistas mais importantes de sua geração. Em seu ateliê, chamado Vistas do Brasil e localizado no centro do Rio de Janeiro, realizou paisagens sob encomenda da elite da época—muitas vezes oferecidas como presentes. Por outro lado, essas telas contribuíram para a construção de uma ideia de nação, conferindo identidade às regiões retratadas. No Rio, suas vistas e panoramas foram tomados a partir de diversos pontos da capital e de Niterói, registrando uma visão detalhada da cadeia montanhosa e da vegetação da região fluminense. Foi a partir de Niterói que o artista realizou Recanto da Praia de Icaraí, pertencente ao acervo do MASP. Nesta obra, uma divisão diagonal—característica das pinturas de Facchinetti—organiza a vegetação ao lado direito. Do lado esquerdo, o mar aparece à frente de um horizonte que distingue-se pelo contorno do Pão de Açúcar e do Corcovado, figurados em tons quentes. Bem próximo à linha que divide a diagonal da pintura, à beira da praia, vê-se a figura de uma pessoa, segurando algo que pode ser uma rede de pescaria. Ao fundo, à esquerda, um barco parece fundir-se à névoa sobre o mar. Estes elementos apresentam-se imersos na paisagem, quase que camuflados na natureza, que protagoniza a pintura. Facchinetti realizou muitas versões de vistas do Rio—algumas também pertencentes ao acervo do MASP, como Enseada do Botafogo—variando em relação à luz, ao formato e aos detalhes que as compõem, o que confere certa singularidade a esta versão.

— Amanda Sammour, supervisora de comunicação, MASP, 2022



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