MASP
logo-MASP Acervo
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN
collection-item-img
collection-item-img
icon-a-track icon-a-track
voltar
btn-back

André Lhote

Três nus femininos, 1920

  • Autor:
    André Lhote
  • Dados biográficos:
    Bordeaux, França, 1885-Paris, França ,1962
  • Título:
    Três nus femininos
  • Data da obra:
    1920
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    55 x 66 x 3,5 cm
  • Aquisição:
    Doação Diários Associados, 1948
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.00153
  • Créditos da fotografia:
    João Musa
COMPARTILHE

TEXTOS


Por Luciano Migliaccio
Por meio de uma carta de Lhote a P. M. Bardi. sabemos que a Composição – Três Nus Femininos é de 1920 e que o artista realizou numerosas variações sobre ela, mudando a combinação das cores. O Musée National d’Art Moderne de Paris possui uma grande pintura de aproximadamente cinco metros de largura, datada de 1925, que representa a obra final, realizada a partir desta série de esboços. A tela parisiense apresenta seis figuras femininas nuas. A obra do Masp é inspirada nas Banhistas de Cézanne, mais que nas Demoiselles d’Avignon de Picasso, de 1907, tela fundadora de um cubismo imbuído de primitivismo e de arte africana, já ultrapassado em 1920. Ao terminar a fase pioneira da vanguarda, Lhote volta-se para a pesquisa silenciosa de Cézanne, considerado o renovador de uma tradição nacional francesa, originária de Poussin. Esse retorno a Cézanne assume dimensões monumentais na tela de 1925. A referência à tradição clássica nota-se na postura dos nus posicionados em ambos os lados da composição, claramente inspirados nos afrescos de Michelangelo da capela Sistina. Como Cézanne, Lhote experimenta as possibilidades da construção do espaço a partir do dado sensorial, levando ao mesmo tempo em conta a fusão entre plano, espaço e figura, proposta pelo cubismo de Picasso e de Braque. “Tudo deve ser colocado no mesmo plano no espírito do artista”, recomendava Matisse, de quem Lhote aproxima-se igualmente nessa composição, assim como de algumas variações pós-cubistas de Severini, que então buscava a renovação da tradição monumental da pintura italiana.

— Luciano Migliaccio, 1998

Fonte: Luiz Marques (org.), Catálogo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo: MASP, 1998. (reedição, 2008).



Trabalhos
Relacionados

image-legend

Pesquise
no Acervo

Filtre sua busca

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP