MASP

Maria Auxiliadora da Silva

Umbanda, 1968

  • Autor:
    Maria Auxiliadora da Silva
  • Dados biográficos:
    Campo Belo, Minas Gerais, Brasil, 1935-São Paulo, Brasil, 1974
  • Título:
    Umbanda
  • Data da obra:
    1968
  • Técnica:
    Óleo sobre tela
  • Dimensões:
    50, 3 x 61,6 cm
  • Aquisição:
    Doação Lais H. Zogbi Porto e Telmo Giolito Porto, 2018
  • Designação:
    Pintura
  • Número de inventário:
    MASP.10732
  • Créditos da fotografia:
    MASP

TEXTOS



Maria Auxiliadora da Silva desenvolveu uma linguagem singular, longe das normas acadêmicas e modernistas de seu tempo, construindo complexas representações de seu cotidiano e do universo afro‑brasileiro, mediante uma técnica com tinta óleo, massa plástica e às vezes mechas de seu próprio cabelo. Em Umbanda, vemos em um altar a figura de são Sebastião, ou Oxóssi, o caçador, senhor das matas e dos caboclos; ao lado dele, um Preto‑Velho, o sábio espírito dos velhos africanos escravizados; a seu lado, são Lázaro, o Obaluaê, o orixá da cura e da saúde. No piso, vemos o Caboclo, a entidade do espírito dos indígenas, guias luminosos e caridosos. No centro da sala, cinco indivíduos realizam uma cerimônia: uma Ialorixá, ou mãe de santo, vestida de branco e fumando um charuto, ao lado de dois homens e uma criança, enquanto ao fundo dois outros tocam atabaques, instrumentos de origem africana que dão ritmo e energia às cerimônias. No chão, três velas com suas simbologias: a branca, de Oxalá, o orixá da criação do mundo e do homem, expressa a pureza; a vermelha, de Ogum, o orixá das guerras, simboliza a força e a coragem; a marrom, de Xangô, o orixá do fogo e dos raios, representa a justiça. O ponto riscado em estrela no piso é um pentagrama, com seus cinco elementos (fogo, água, ar, terra e espírito), simbolizando a harmonia, o equilíbrio e a proteção. O MASP realizou duas individuais da artista (1981 e 2018) e possui quatro pinturas suas.

— Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP, 2018


Fonte: Adriano Pedrosa (org.), MASP de bolso, São Paulo: MASP, 2020.



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