MASP

USP Talks #25: Inteligência Artificial

13.12
QUI
18h30 - 19h30

Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando você ouve falar em “inteligência artificial”? Um robô que se parece, pensa e fala como um ser humano? Talvez o Exterminador do Futuro? Isso pode até virar realidade um dia, mas não se engane: a inteligência artificial já está muito mais presente no seu cotidiano do que você imagina, embutida nos celulares, câmeras e computadores que controlam quase tudo na nossa vida hoje em dia. E isso só tende a aumentar, rapidamente, nos próximos anos.

O que são essas tecnologias de inteligência artificial — do presente e do futuro — e quais são os riscos e os benefícios que elas representam para a sociedade? Esse será o tema do próximo USP Talks, dia 13 de dezembro, com participação dos pesquisadores Alexandre Chiavegatto e Renata Wasserman, da Universidade de São Paulo. 

O evento é gratuito e aberto ao público, com duração de uma hora, no auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP), e com transmissão ao vivo pela internet. Veja os detalhes abaixo.

Sobre os nossos palestrantes:

Renata Wasserman é matemática e cientista da computação; professora do Instituto de Matemática e Estatística da USP. É especialista em inteligência artificial, com ênfase nas áreas de lógica e representação de conhecimento.

Alexandre Chiavegatto Filho é economista e doutor em saúde pública; professor e diretor do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps) da Faculdade de Saúde Pública da USP, especialista em análise de dados e inteligência artificial aplicada à saúde.