MASP

Big Band da Orquestra Tom Jobim

19.5
dom
16h

Big Band da Orquestra Tom Jobim
A Big Band da Orquestra Jovem Tom Jobim começa a temporada de apresentações no mês de maio. Sob regência dos maestros Nelson Ayres e Tiago Costa, o grupo da Emesp Tom Jobim interpretará peças de Thad Jones, Bill Evans, Jerome Kern, Maria Schneider, Moacir Santos e Tom Jobim.
A Big Band é formada por 18 músicos da Orquestra. Partindo da obra de grandes compositores brasileiros, explora um repertório versátil e inovador, com o objetivo de expandir as experiências artísticas dos jovens alunos.
Dedicada especialmente à música popular brasileira orquestral, a Orquestra Jovem Tom Jobim tem uma sonoridade particular. Ao mesmo tempo em que se insere na tradição das orquestras de rádio e TV, também tem características muito peculiares e recentes. Além do jogo de cintura e polivalência dos grupos de antigamente, a Tom Jobim tem uma face contemporânea, fruto de um repertório formado majoritariamente por arranjos concebidos especialmente para o grupo.
No palco, alia-se a potência e expressividade de uma orquestra sinfônica (com naipes de cordas, madeiras e metais), à força e energia da seção rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão). Dessa união, carregada de vitalidade, resulta um som distinto, uma pronúncia tipicamente brasileira da música de concerto.
Criado em 2001, durante o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o grupo de difusão e formação musical da EMESP Tom Jobim possibilita vivência orquestral erudita e popular aos bolsistas, por meio do resgate de obras tradicionais de grandes compositores nacionais, com especial dedicação à obra de Tom Jobim, além de pesquisa e experimentação musical.

Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim
Com 30 anos de atuação, a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim) tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A EMESP mantém seis grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado, Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra Jovem do Theatro São Pedro e Academia de Ópera do Theatro São Pedro, que oferecem bolsas para os alunos da Escola. A EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo de São Paulo gerida em parceria com a Santa Marcelina Cultura, Organização Social ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Sobre a Santa Marcelina Cultura
Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. 

PROGRAMA
THAD JONES
Us (arr. Thad Jones)
Tiptoe (arr. Thad Jones)

BILL EVANS
Waltz for Debby (arr. Don Sebesky)

JEROME KERN
All The Things You Are (arr. Don Sebesky)

MARIA SCHNEIDER
Hang Gliding (arr. Maria Schneider)

MOACIR SANTOS
April Child (arr. Vittor Santos)

MOACIR SANTOS
Nana (arr. Branco)

SPOK E JOÃO LIRA
Passo de Anjo (arr. Spok)

ANTONIO CARLOS JOBIM
Dindi (arr. Nelson Faria)

SERVIÇO
Local: Auditório MASP 
Data: 19 de maio
Horário: às 16h
Ingressos: Inteira: R$ 20 Meia: R$ 10
Endereço: Av. Paulista, 1578. São Paulo - SP
Tel.: (11) 3149-5929
Acessível a deficientes, ar condicionado
Capacidade: 374 lugares (vagas especiais para cadeirantes)
Classificação etária: Livre
Duração do espetáculo: 1h20
Ingressos: https://masp.byinti.com/#/ticket/

Horário de funcionamento
Terça, das 10h às 20h [bilheteria até 19h30]
Quarta a domingo, das 10h às 18h [bilheteria aberta até as 17h30]

Classificação: Livre.
Meia-entrada: estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e pessoas com deficiência +acompanhantes. É necessária a apresentação do comprovante de meia entrada no ato da compra e na entrada do espetáculo.