Mesmo com a retomada gradual das atividades presenciais, o MASP continua investindo em sua programação online. Grande parte das ações que foram criadas ou migraram para as mídias sociais do museu no período em que a instituição esteve fechada deve continuar.
MASP [DESENHOS] EM CASA
O desafio no
Instagram convida adultos e crianças a reinterpretar obras marcantes do acervo do museu. São considerados trabalhos feitos sobre papel ou cartão. Posteriormente, serão selecionados alguns desses desenhos e os autores recebem um Amigo MASP.
DIÁLOGOS NO ACERVO
No projeto, seguidores são apresentados a obras da coleção do museu por meio de elementos que compõem cada trabalho, como biografia da(o) artista, técnica e contexto histórico.
LIVES COM CONVIDADOS
Conversas entre curadores do MASP e convidados nas quais se apresentam e exploram temas relacionados aos eixos temáticos do MASP, assim como exposições, trajetórias de artistas ou obras específicas.
DIÁLOGOS PLURAIS
Bate-papo com convidados sobre assuntos ligados à pluralidade e à diversidade nos museus e nas artes visuais.
PALESTRAS
Encontros sobre temas relacionados aos eixos temáticos do museu. Em 2020, o ciclo que pauta a programação do MASP é o das
histórias da dança.
SEMINÁRIOS
Com a presença de teóricos, curadores, artistas e pesquisadores de diferentes áreas, temas e perspectivas, os seminários antecipam o programa de determinado ciclo temático do MASP.
MASP PROFESSORES (conferência)
Trata-se de um programa de encontros sobre arte, educação e esfera pública voltada para formação de educadores e interessados em geral; as conferências, que encerram os cursos, são abertas ao público.
MASP ESCOLA
Com professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, visita às exposições temporárias e à mostra de longa duração do acervo do museu, cursos presenciais, que no momento migraram para o ambiente digital, apresentam um amplo recorte da coleção do MASP. Contam também com temas transdisciplinares, introduzidos a cada novo ciclo expositivo.
CONCERTOS OSESP MASP
O objetivo da série é estabelecer diálogos entre a arte e a música; cada apresentação é comentada por um especialista que faz conexões entre obras do acervo do MASP e as composições musicais executadas por músicos da Osesp.
O museu ainda desenvolve, em suas mídias sociais, diferentes tipos de posts para complementar esse conteúdo digital, são as séries:
TBT,
MASP novas leituras,
MASP Escola: professores,
novas obras do acervo,
reposts de visitantes, além dos
Detalhes do acervo, ação nos Stories do Instagram que depois torna-se fixa nos botões de destaque.
O MASP tem também um aplicativo gratuito, o
MASP Áudios. Disponível para download na
App Store e
Google Play, reúne mais de 150 comentários curtos feitos por curadores, artistas, professores, pesquisadores e crianças sobre as obras mais emblemáticas do acervo.
Todos os vídeos serão disponibilizados no
IGTV e no canal do museu no
YouTube posteriormente.
Acesse o
Instagram do museu e confira todas as outras ações.
ACOMPANHE AS AÇÕES DIGITAIS DA SEMANA
Índio na floresta (Caboclo), 1963, de Rosina Becker do Valle (1914-2000), é a escolha do mês de fevereiro para o desafio masp desenhos em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da obra e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 14.2.
Na segunda, 15.2, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano. A pintura esteve no núcleo Retratos da exposição
Histórias afro-atlânticas (MASP e Instituto Tomie Ohtake, 2018), eleita pelo jornal norte-americano The New York Times como a melhor mostra daquele ano.
O trabalho também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 10.2, às 16h. O projeto apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Guilherme Giufrida, curador assistente, comunicação e marketing no MASP, e Laura Cosendey, assistente curatorial, mediação e programas públicos no museu.
Todas as lives serão disponibilizadas no
IGTV e no canal do museu no
YouTube posteriormente.