MASP

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

@masp
Mesmo com a retomada gradual das atividades presenciais, o MASP continua investindo em sua programação online. Grande parte das ações que foram criadas ou migraram para as mídias sociais do museu no período em que a instituição esteve fechada deve continuar. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DIGITAL DESTA SEMANA

5-11.4
SEG-DOM

MASP DESENHOS EM CASA
Busto de homem (o atleta), 1909, de Pablo Picasso, é a escolha do mês de abril para o desafio masp desenhos em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da obra e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 11.4. Na segunda, 12.4, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

Por meio da produção artística dos povos da África e da Oceania, Pablo Picasso (1881-1973) desenvolveu uma original síntese formal entre objeto e ambiente, que culminaria na criação do cubismo, com a obra Les Demoiselles d’Avignon (1907). Em Busto de homem (o atleta), 1909, deste mesmo período, Picasso fez um retrato com quebras bruscas e geométricas no corpo e no rosto. A força dos volumes transmite sensações táteis intensas. Figura e fundo têm os mesmos tons de cinza e ocre. As experiências estilísticas presentes nesta obra anunciam alguns dos principais pontos de sua produção: a busca pela sensação de movimento na imagem estática, o abandono da fidelidade ao modelo real e a insistência na figuração, na contramão das tendências abstracionistas.

7.4
QUARTA
16H
DIÁLOGOS NO ACERVO

O trabalho também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 7.4, às 16h. O projeto apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. A live será com Laura Cosendey, assistente curatorial, mediação e programas públicos no MASP.


CONFIRA AS PROGRAMAÇÃO DIGITAL COMPLETA DO MUSEU

MASP [DESENHOS] EM CASA 
O desafio no Instagram convida adultos e crianças a reinterpretar obras marcantes do acervo do museu. São considerados trabalhos feitos sobre papel ou cartão. Posteriormente, serão selecionados alguns desses desenhos e os autores recebem um Amigo MASP. 

DIÁLOGOS NO ACERVO
No projeto, seguidores são apresentados a obras da coleção do museu por meio de elementos que compõem cada trabalho, como biografia da(o) artista, técnica e contexto histórico.

LIVES COM CONVIDADOS
Conversas entre curadores do MASP e convidados nas quais se apresentam e exploram temas relacionados aos eixos temáticos do MASP, assim como exposições, trajetórias de artistas ou obras específicas. 

DIÁLOGOS PLURAIS
Bate-papo com convidados sobre assuntos ligados à pluralidade e à diversidade nos museus e nas artes visuais. 

PALESTRAS
Encontros sobre temas relacionados aos eixos temáticos do museu. Em 2020, o ciclo que pauta a programação do MASP é o das histórias da dança

SEMINÁRIOS
Com a presença de teóricos, curadores, artistas e pesquisadores de diferentes áreas, temas e perspectivas, os seminários antecipam o programa de determinado ciclo temático do MASP. 

MASP PROFESSORES (conferência)
Trata-se de um programa de encontros sobre arte, educação e esfera pública voltada para formação de educadores e interessados em geral; as conferências, que encerram os cursos, são abertas ao público.

MASP ESCOLA
Com professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura, visita às exposições temporárias e à mostra de longa duração do acervo do museu, cursos presenciais, que no momento migraram para o ambiente digital, apresentam um amplo recorte da coleção do MASP. Contam também com temas transdisciplinares, introduzidos a cada novo ciclo expositivo.

CONCERTOS OSESP MASP
O objetivo da série é estabelecer diálogos entre a arte e a música; cada apresentação é comentada por um especialista que faz conexões entre obras do acervo do MASP e as composições musicais executadas por músicos da Osesp. 

O museu ainda desenvolve, em suas mídias sociais, diferentes tipos de posts para complementar esse conteúdo digital, são as séries: TBT, MASP novas leituras, MASP Escola: professores, novas obras do acervo, reposts de visitantes, além dos Detalhes do acervo, ação nos Stories do Instagram que depois torna-se fixa nos botões de destaque. 
 
O MASP tem também um aplicativo gratuito, o MASP Áudios. Disponível para download na App Store e Google Play, reúne mais de 150 comentários curtos feitos por curadores, artistas, professores, pesquisadores e crianças sobre as obras mais emblemáticas do acervo. 

Todos os vídeos serão disponibilizados no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente. 
 
Acesse o Instagram do museu e confira todas as outras ações.