MASP

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

@masp

Mesmo com a retomada gradual das atividades presenciais, o MASP continua investindo em sua programação online.

A escolha do mês para o desafio masp [desenhos] em casa é a pintura Músicos (década de 1950), de Heitor dos Prazeres. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão do trabalho e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 8.11. Na segunda, 9.11, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano. A partir de novembro, essa ação passa a ocorrer sempre na primeira semana de cada mês. 
 
As pinturas de Heitor dos Prazeres são indissociáveis de sua carreira como músico e compositor na efervescente “pequena África”, nome cunhado pelo próprio artista para se referir a uma região próxima ao Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, epicentro da cultura negra carioca. A vivência e o envolvimento com o carnaval, a dança e a música atravessam boa parte de sua produção. O MASP possui quatro obras do artista no acervo. 

Semanalmente, às quartas, 16h, o museu promove no Instagram um encontro virtual do projeto Diálogos no acervo. Nele, seguidores são apresentados a obras da coleção do museu por meio de elementos que compõem cada trabalho, como biografia do artista, técnica e contexto histórico. A obra Músicos será tema do Diálogos no acervo na quarta, 4.11. Participam desta edição Laura Cosendey, assistente curatorial, mediação e programas públicos no MASP, e Waldiael Braz, assistente de mediação e programas públicos no museu.

A live com convidados acontece às quintas-feiras, no Instagram do @masp, com conversas entre curadores do museu e convidados. Na quinta, 5.11, às 18h, a artista, arte educadora e pesquisadora Glaucea Helena de Britto conversa com Guilherme Giufrida, assistente curatorial, comunicação e marketing no MASP. A live no Instagram do @masp será sobre Heitor dos Prazeres e sua obra. Helena de Britto é mestranda em artes pelo programa de pós-graduação interunidades em estética e história da arte da Universidade de São Paulo e licenciada em educação artística pela mesma universidade.
 
As lives ficam disponíveis no IGTV e no canal do museu no YouTube

O MASP Áudios, aplicativo gratuito disponível para download, reúne cerca de 170 comentários feitos por curadores, artistas, professores, pesquisadores e crianças sobre as obras mais icônicas do acervo. Está disponível para download na App Store e no Google Play.  

O canal do YouTube traz vídeos de seminários e palestras, entrevistas com os artistas e outros detalhes sobre algumas exposições. No Google Arts & Culture ainda é possível fazer um tour virtual e explorar a exposição permanente do MASP, o Acervo em Transformação.