MASP

Nano-materiais: pesquisa e aplicação

EVENTO CANCELADO. O MUSEU ESTÁ FECHADO POR TEMPO INDETERMINADO

Financiado pela União Europeia, um dos principais objetivos do APACHE é reduzir custos dos sistemas de monitoramento e controle ambiental, desenvolvendo e personalizando materiais inteligentes e acessíveis, com base nos avanços da ciência dos materiais e na modelagem contínua. 

A palestra, destinada a especialistas das áreas de preservação e exposição de bens culturais, como conservadores, restauradores, documentalistas, museólogos, museógrafos, arquitetos, estudantes e pesquisadores, é organizada pelo APACHE, e inicia com uma visão de todo o programa, concebido em torno das discussões sobre nanomateriais.

Nanomateriais apresentam características peculiares que diferem das já conhecidas em materiais com escalas dimensionais superiores. Isso pode resultar no aprimoramento, de forma vantajosa, das propriedades químicas, elétricas, magnéticas e óticas para inúmeras aplicações. 

A revolução das Nanociências teve início há 40 anos. Seu impacto não se restringe mais a inventos isolados, mas sinaliza para a criação e desenvolvimento de tecnologias totalmente novas, graças à formulação de materiais inteligentes e funcionalizados que exploram a capacidade de auto-organização e autoestruturação da matéria.

O programa, organizado pelo APACHE e o MASP, objetiva explorar o universo dos nano-sistemas aplicados à conservação do patrimônio cultural e às superfícies policromadas, com a organização de um workshop que apresenta aspectos teóricos, de pesquisa e de implementação dos nano-materiais.

PROPONENTES
Antonio Mirabile é conservador/restaurador, Paris – França, coordenador do grupo de trabalho Dissemination and Communication do projeto APACHE.
Piero Baglioni é chefe do Departamento de Físico-Química, Departamento de Química da Universidade de Florença - CSGI – Itália, coordenador do projeto APACHE.

PROGRAMA
Os aspectos teóricos, de pesquisa e de implementação dos nano-materiais

09:00 - 09:00 
Entrada e cadastramento
09:30 – 10:00 
Apresentação do projeto APACHE: Active and intelligent Packaging materials and display cases as a tool for preventive conservation of Cultural Heritage
10:00 – 10:30 
Apresentação dos primeiros resultados do questionário realizado no âmbito do projeto APACHE sobre riscos, desafios e orientações para a implementação da
conservação preventiva
10:00 – 11:00 
Géis, emulsões e nano-fluídos: aspectos teóricos
11:00 – 11:20 
Intervalo
11:20 – 12:40 
Nanociência e sua contribuição para a conservação do Patrimônio Cultural
12:40 – 13:00 
Perguntas e respostas

SERVIÇO
Auditório MASP | Av. Paulista, 1.578, São Paulo, SP, tel.: 11 3149-5959
Quando: 30.3.2020, 10h às 14h
Quanto: gratuito
Acessível a pessoas com deficiência, ar-condicionado
Capacidade: 80 (vagas para PCD)*
Duração do evento: 2h40
*Entrada por odem de chegada. Sujeito a lotação.

Estacionamentos conveniados:
Car Park | Al. Casa Branca, 41
seg-sex: 6h-23h
sábo, dom e feriado: 8h-20h
Progress Park | Av. Paulista, 1.636
seg-sex: 7h-23h
sábo, dom e feriado: 7h-18h