Antes da inauguração oficial do novo edifício "Pietro Maria Bardi", o MASP convida você para uma prévia. Venha conhecer a arquitetura do novo espaço antes das exposições serem montadas! No final de semana do aniversário de São Paulo (25 e 26 de janeiro), aproveite uma programação gratuita, com atividades para toda a família: shows, teatro, dança e muito mais!
As vagas para cada atividade são limitadas e exigem reserva antecipada. Garanta seu ingresso de forma fácil, somente pela bilheteira online no site masp.org.br a partir de 23 de janeiro.
O Prelúdio é um aquecimento para todas as novidades que estão por vir em 2025. Não perca! Confira a programação, reserve seu ingresso e prepare-se para se divertir!
PRELÚDIO | 25 e 26 de janeiro
Sábado, 25.1 - Edifício Pietro Maria Bardi
10h - Contação de histórias com Cris Gouveia, intervenção de bexiga circense e recreação do Circo Show
11h - Barbatuques
11h às 13h - Visita livre por alguns andares do edifício
14h - Leitura dramática Cartas de Lina com Isabel Teixeira e Mateus Solano, direção de Nelson Baskerville.
17h - Studio 3 Cia De Dança espetáculo Bolero (1.Sessão)
18h30 - Studio 3 Cia De Dança espetáculo Bolero (2.Sessão)
19h30 - Show com Bixiga 70 e Tássia Reis
20h às 21h - Visita livre por alguns andares do edifício
Domingo, 26.1 - Edifício Pietro Maria Bardi
10h - Coral Heliópolis
11h às 13h - Visita livre por alguns andares do edifício
12h - Leitura dramática das Cartas de Lina com Isabel Teixeira e Mateus Solano, direção de Nelson Baskerville.
13h30 às 15h - Visita livre por alguns andares do edifício
15h - Dança com Morena Nascimento
17h - Show musical com Xênia França
HORÁRIO ESTENDIDO, GRATUIDADE E ABERTURA DAS PERSIANAS também no edifício Lina Bo Bardi.
A entrada no prédio histórico será gratuita durante todo o fim de semana.
No sábado, das 18h às 21h, as persianas da pinacoteca serão abertas em um diálogo direto com a Avenida Paulista.
Aproveite e venha conferir as exposições Acervo em Transformação, Histórias LGBTQIA+, Serigrafistas Queer: liberdade para as sensibilidades e Sala de Vídeo: Manauara Clandestina.
Para evitar filas, recomendamos a retirada antecipada do seu ingresso pelo site masp.org.br
-----------------------------------------------------------------
Conheça mais detalhes sobre as apresentações:
- Barbatuques
Referência mundial em música corporal, o núcleo Barbatuques apresenta “Barbatuquices", uma “aula-show” onde o público interage e aprende com integrantes do grupo, vivenciando brincadeiras musicais e descobrindo seu corpo sonoro por uma deliciosa e lúdica imersão na riqueza do nosso repertório popular e das músicas do próprio grupo. Essa experiência musical abrangente e diferenciada convida pais, filhos, educadores e qualquer participante de todas as faixas etárias a explorar a diversidade de timbres do corpo como palmas, estalos e sons produzidos pela boca e pés.
- Contação de histórias com Cris Gouveia, intervenção de bexiga circense e recreação do Circo Show
Cristiano Gouveia, músico, compositor e escritor, apresenta um projeto de contação de histórias musical com histórias inspiradas no repertório musical e na vida do cantor e compositor Adoniran Barbosa. Através dos sambas de Adoniran, acompanhamos a aventura vivida pelo menino Rubinato.
- Coral Heliópolis
Com um repertório diversificado, que inclui composições brasileiras e obras internacionais do repertório popular e erudito, os corais que integram o projeto Coral Heliópolis do Instituto Baccarelli já realizaram apresentações em diversos espaços culturais de São Paulo.
O grupo foi a primeira orquestra no mundo que surgiu em uma favela, nascendo como uma orquestra de cordas a partir da iniciativa solidária do maestro Silvio Baccarelli e, hoje, é um dos principais grupos sinfônicos jovens do país.
- Dança com Morena Nascimento
Bailarina e coreógrafa, Morena Nascimento apresenta S E I V A, O U R O, Í M Ã, criação em diálogo com paisagens sonoras, canções e jogos entre voz e corpo, produzidos ao vivo em parceria com a cantora e compositora Flaira Ferro e o multi-instrumentista e pesquisador Felipe José.
Inspirada pelos significados das palavras seiva, ouro e ímã, a coreografia se constrói na relação entre fluxos de movimento, espaço, luz e som, ora por encanto, ora por repulsa.
- Leitura dramática Cartas de Lina com Isabel Teixeira e Mateus Solano, direção de Nelson Baskerville
Com as atuações de Isabel Teixeira e Mateus Solano e direção de Nelson Baskerville, Leituras das Cartas de Lina é uma homenagem a Lina Bo Bardi. Através de seis cartas escritas pela arquiteta e artista plástica e cinco por Pietro Maria Bardi, fundador do museu, feitas entre os anos de 1946 e 1968, o público poderá sentir a delicadeza de Lina e sua poesia tanto nas relações pessoais quanto profissionais, refletindo sua relação com os outros profissionais que trabalharam com ela.
Na performance, os atores falam sobre a Guerra, a vinda ao Brasil, a construção do MASP em 1968, a vida de Lina na Bahia e a construção do Sesc Pompéia, passando pelo pensamento crítico da artista a respeito da arquitetura e a ideia dessa como fator coletivo e orgânico em relação ao espaço e funções sociais.
- Show com Bixiga 70 e Tássia Reis
Conhecida no exterior como um agrupamento de “groove visionaries”, o Bixiga 70 é um dos principais grupos instrumentais do Brasil, mesclando referências nacionais, africanas e latinas.
Com uma carreira em ascensão e sendo uma das principais vozes femininas do rap brasileiro, Tássia Reis vem acumulando hits que expressam as dores e delícias da existência, sem clichê, com bom humor e muito pouca simpatia pelo status quo.
- Show musical com Xênia França
Cantora e compositora baiana radicada em São Paulo, Xênia França é um dos nomes mais proeminentes da música contemporânea brasileira.
Vencedora do Grammy Latino de 2023 na categoria de melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa, a artista apresenta uma série de reconhecimentos nacionais e internacionais.
- Studio 3 Cia De Dança espetáculo Bolero
O ano de 2025 celebra os 150 anos do nascimento de Maurice Ravel, compositor do famoso Bolero. A mesma data marca também os 150 anos da morte do também compositor francês Georges Bizet (ópera Carmen).
Os bailarinos da Studio3 Cia de Dança apresentam o espetáculo Bolero, inspirado na criação de Ravel e passeando pela música de Bizet e várias outras obras ligadas à este estilo.