MASP

Dalton Paula: retratos brasileiros

29.7–30.10.2022

A produção artística de Dalton Paula (Brasília, 1982) destaca-se pelo trânsito entre pintura, instalação, fotografia, vídeo e objeto, e baseia-se em uma pesquisa que busca interpretar criticamente acontecimentos históricos e a trajetória da população negra no Brasil, país que, atualmente, tem a segunda maior população de origem africana no mundo, atrás apenas da Nigéria. 

As pinturas que o artista vem realizando desde 2018 apresentam homens e mulheres negras que lutaram por liberdade e justiça ao longo dos séculos, personalidades históricas que tiveram suas imagens apagadas ou subrepresentadas na história brasileira. Com elas, Dalton Paula confere dignidade, visibilidade e reconhecimento a essas personagens, processo que é expandido com a presença destas obras em coleções e com a exposição em si. 

Dalton Paula: retratos brasileiros ocorre paralelamente à mostra coletiva organizada por todos os curadores do museu e intitulada Histórias brasileiras. Um catálogo ilustrado com imagens de todos os trabalhos da exposição e pequenas biografias das personagens, assim como textos dos curadores e de convidados, irá acompanhar a mostra. 

Curadoria: Adriano Pedrosa, diretor artístico, Glaucea Britto, curadora assistente, Lilia Schwarcz, curadora adjunta de histórias