MASP

ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO: DOAÇÕES RECENTES

DESDE 14.12.2022

Esta mostra reúne 26 obras incorporadas desde 2020 à coleção do MASP, e expressa o trabalho contínuo do museu para desenvolver seu acervo, sobretudo mediante a incorporação de obras que tenham participado de exposições na instituição.

As doações são frequentemente solicitadas ou negociadas junto a conselheiros, patronos, colecionadores e apoiadores do museu, bem como a artistas e galeristas. São raras as doações que de fato têm surgido espontaneamente. O processo pode levar vários meses e inclui a avaliação, por parte da curadoria, da pertinência da obra para o acervo e da sua relevância no contexto da produção do artista, da história do museu e da história da arte, bem como a análise do estado de conservação e da documentação da obra, a apresentação e recomendação dela ao Comitê Cultural, e, por fim, a aprovação pela diretoria.

Um critério bastante produtivo que tem sido privilegiado é se a obra participou de alguma exposição no MASP. Desse modo, com as doações, a programação de exposições temporárias deixa uma marca mais perene no próprio acervo do museu — algo que pode ser percebido na mostra Acervo em transformação na galeria do segundo andar.

Expressamos nossa gratidão aos artistas que doaram suas obras para o acervo do MASP e que estão em exibição nesta mostra: Adriana Varejão, Anna Bella Geiger, Bruno Baptistelli, Emanuel Nassar, José Patrício, Judy Chicago, Mateo López, Rochelle Costi, Sandra Cinto, Sérgio Sister, Sergej Jensen, Valdirlei Dias Nunes e Vik Muniz. Muito obrigado também aos colecionadores que doaram trabalhos para o museu: Ana Dale, Carlos Dale Júnior e Antonio Almeida, Bruno Baptistella, Conrado e Ronie Mesquita, Gustavo Rebello, Luiz Sève, Max Perlingeiro, Paulo Kuczynski, Samuel Lacerda e Teresa Bracher. Agradecemos ainda às galerias em São Paulo que nos ajudaram com algumas dessas doações: Almeida & Dale Galeria de Arte, Casa Triângulo, Galeria Fortes d’Aloia Gabriel, Galeria Luisa Strina, Galeira Nara Roesler e Galeria Millan.

Acervo em transformação: doações recentes é curada por Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP; Amanda Carneiro, curadora assistente, MASP; Matheus de Andrade, assistente curatorial, MASP.