Antes de nomear uma região, uma identidade ou uma comunidade de origem ou de destino, “América Latina” nomeia territórios sobrepostos e histórias entrelaçadas – uma zona de disputas políticas, culturais e simbólicas marcada por invasões coloniais, movimentos de independência, modernizações autoritárias e lutas indígenas, negras, feministas e ecológicas. Consolidada no século 19, a noção designa o México, a América Central, parte do Caribe e a América do Sul, onde predominam línguas de origem latina, sobretudo o espanhol e o português. Pensar a América Latina é, portanto, lidar com uma ideia instável. Histórias latino-americanas parte dessa instabilidade: não busca uma síntese totalizante, nem pretende fixar uma definição do que a América Latina significa. A exposição olha para o passado e o presente, perguntando como a região foi e continua sendo inventada, disputada e reinventada.
Ocupando os cinco andares expositivos do Edifício Pietro, a mostra reúne 187 obras de 148 artistas, provenientes de 20 países. A seleção abrange a América Latina e suas diásporas, além de contextos historicamente conectados à região. O conjunto articula obras do acervo do MASP com empréstimos de museus e coleções públicas e privadas do Brasil e do exterior. Em vez de organizar a arte latino-americana por escolas nacionais, movimentos ou sequências cronológicas, a mostra adota uma estrutura temática e produz encontros entre tempos distintos: objetos pré-coloniais convivem com produções contemporâneas, imagens devocionais e religiosas com obras conceituais, documentos e cartografias com pinturas, fotografias e vídeos.
A exposição está organizada em cinco núcleos, cada um ocupando um dos andares do Edifício Pietro. O mundo ao revés, no 6º andar, examina a invasão europeia das Américas e o papel das imagens na descrição, classificação e administração colonial dos territórios. Retórica do progresso, no 5º andar, trata dos projetos de modernização e industrialização e das promessas de racionalidade que produziram fábricas e cidades planejadas, mas também desigualdades e violências. Sociedades americanas, no 4º andar, volta-se para formas de vida coletiva e imaginação política, retomando tradições pedagógicas e emancipatórias e experiências de organização comunitária. Estamos em salsa, no 3º andar, percorre as rotas de circulação de sons, mercadorias e imagens, além das migrações e diásporas que transformaram culturas latino-americanas. A queda do céu, no 2º andar, parte do pensamento indígena contemporâneo para refletir sobre o esgotamento das utopias modernas e reúne trabalhos em torno da tecnologia, da ecologia e do sonho diante da devastação produzida pela ideia de progresso.
Histórias latino-americanas apresenta a região como um território de conflito e criação, cujas histórias, feitas de fraturas, sobreposições e persistências, continuam a ser produzidas e disputadas no presente.
Histórias latino-americanas é curada por Amanda Carneiro, curadora, e Julieta González, curadora adjunta de arte moderna e contemporânea, com assistência curatorial de Teo Teotônio, assistente curatorial. A exposição integra o ano dedicado às Histórias latino-americanas, que também inclui mostras individuais de Carolina Caycedo, Claudia Alarcón & Silät, Coletivo Acciones de Arte, Damián Ortega, Jesús Soto, La Chola Poblete, Manuel Herreros de Lemos e Mateo Manaure Arilla, Pablo Delano, Rosa Elena Curruchich, Sandra Gamarra Heshiki, Santiago Yahuarcani e Sol Calero, bem como mostras na Sala de Vídeo de Clara Ianni, Claudia Martínez Garay, Edgar Calel, Oscar Muñoz e Regina José Galindo.
____________________________________________________________________________________________________
Artistas participantes
Abdias do Nascimento
Adriana Varejão
Adriene Jenik
Agostinho Batista de Freitas
Aleijadinho
Alessandro Balteo Yazbeck
Alexander Apóstol
Alexander Luna
Alfredo Jaar
Alfredo Zalce
Aline Motta
Alma López
Ana Mercedes Hoyos
Ana Segovia
Andrés Curruchich
Angela Detanico
Anna Bella Geiger
Anna Maria Maiolino
Antonio Caro
Asociación de Artistas Populares de Sarhua
Autoria desconhecida (Escola de Cusco)
Ayrson Heráclito
Beatriz González
Belkis Ayón
Calimocho Styles (Eduardo Abaroa e Rubén Ortiz Torres)
Carlos Garaicoa
Carlos Herrera
Carlos Raquel Rivera
Carmézia Emiliano
Carolina Caycedo
Cecilia Vicuña
Cildo Meireles
Cinthia Marcelle
Cisco Jiménez
Clara Ianni
Claudia Martinez Garay
Claudia Andujar
Clemente Padín
Coco Fusco
Dalton Paula
Damián Ortega
Daniel Lind Ramos
Denilson Baniwa
Detanico Lain
Diego Rivera
Djanira
Dora Longo Bahia
Doris Salcedo
Edgar Calel
Edgardo Aragón
Elizabeth Catlett
Engel Leonardo
Enrique Chagoya
Ethel Shipton
Fermín Revueltas
Firelei Báez
Francis Alÿs
Francisco Laso de los Ríos
Frente 3 de Fevereiro
Gabriel Fernández Ledesma
Gabriel Sierra
Gala Porras-Kim
Germán Venegas
Guadalupe Maravilla
Guillermo Gómez-Peña
Harun Farocki
Heitor dos Prazeres
Hiram Maristany
Inca (Não Identificado)
Jacques Bedel
Jaider Esbell
JAMAC (Ageu Pereira, Bruno O., Izabel Gomes, Jadiel Pereira, Janaú, Mônica Nador, Rayana Paixão e Thais Scabio)
Jean-Baptiste Debret
Joaquín Torres García
Jorge Bodanzky
Jorge Caraballo
Jose Antonio da Silva
José Clemente Orozco
Juan Araujo
Juan Downey
Juan O’Gorman
Laura Lima
León Ferrari
Leon Hirszman
Leopoldo Méndez
Lenora de Barros
Lola Alvarez Bravo
Luchita Hurtado
Lucio Costa
Magdalena Jitrik
Manuel Chavajay
Manufatura de Gobelins
Marcel Gautherot
Marcela Cantuária
Marcelo Cidade
Márcia X
Marcos Dimas
María de la Paz Jaramillo
María Magdalena Campos-Pons
María Teodora Méndez de González
Mariana Castillo Deball
Maris Bustamante
Matías González Chavajay
Mauricio Lupini
Miguel Covarrubias
Minerva Cuevas
Nao Bustamante
Nohemí Pérez
Olinda Silvano
Oscar Murillo
Osvaldo Pitoé
Pablo Leon de la Barra
Pancho V.
Paloma Contreras Lomas
Paulo Nazareth
Paulo Pedro Leal
Pedro Rafael González Chavajay
Pepón Osorio
Podeserdesligado
Rafael Tufiño
Randolpho Lamonier
Raphael Montañez Ortiz
Regina Silveira
Renata Lucas
Rivane Neuenschwander
River Claure
Roberto Sifuentes
Rosana Paulino
Rubén Ortiz Torres
Rubén Rivera Aponte
Sandra Gamarra
Sandra Vásquez de la Horra
Santiago Yahuarcani
Seba Calfuqueo
Sergio Vega
Solange Pessoa
Théodore de Bry
Thiago Rocha Pitta
Thomas Glassford
Teresa Margolles
Tina Modotti
Venuca Evanan
Ventura Profana
Vivian Caccuri
Wifredo Lam
Xul Solar