Onde a Água Encontra a Terra, no MASP
Chega ao MASP Onde a Água Encontra a Terra, mostra que reúne 15 imagens da norte americana Carol Armstrong, 19 de Fernando Azevedo e 11 de Leonardo Kossoy, dois dos mais renomados fotógrafos brasileiros. As 45 imagens também fazem parte do livro homônimo lançado em 2008, em português e inglês assinado pelo crítico de arte Paulo Herkenhoff, curador da exposição.
A mostra, que em agosto de 2008 esteve em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, estabelece nexos da presença da água na fronteira com a terra, marcantes na produção de cada um dos fotógrafos e propõe uma nova perspectiva temática para a abordagem da fotografia. A exposição, além do impacto estético, se desdobra em signos, ícones, símbolos ou metáforas, conforme o projeto pessoal dos três profissionais.
O projeto Onde a Água Encontra a Terra surgiu no início de 2007, quando os três fotógrafos se reuniram em Nova Iorque para discutir uma mostra com uma agenda comum de convergências e diferenças. Já nessa época, Paulo Herkenhoff foi convidado para assumir a curadoria das exposições
e do livro.
Sobre os fotógrafos:
Carol Armstrong
Nascida em Nova Jersey, atualmente é professora de história da arte da Universidade de Yale (EUA) e articulista da revista nova-iorquina Artforum. É considerada a maior autoridade dos Estados Unidos em estudos relacionados ao gênero feminino, como pensadora da feminilidade e sua representação na criação artística. Em 2005 realizou a exposição Pink, abordando especificamente com suas fotografias essa intercessão entre feminilidade e arte.
Entre os prêmios que recebeu destaca-se o Guggenheim Fellowship. (1994-1995).
Fernando Azevedo
Carioca, é mestre em filosofia e história da arte pela City University of New York, com especialização em pintura pelo Pratt Institute, em Nova York. Com extensa carreira como curador de exposições de fotografia, crítico de arte e ilustrador, no entanto, Onde a Água Encontra a Terra foi sua primeira participação em mostras.
Já colaborou regularmente com as revistas Art Nexus e Arte Internacional, editada pelo Museu de Arte Moderna de Bogotá.
Leonardo Kossoy
Paulistano, bacharel em direito com vivência no campo empresarial, desde os anos 60 dedica-se às artes, juntamente com a literatura, formando assim seu olhar fotográfico. Todo ano Kossoy fotografa pelo território do Mediterrâneo, estabelecendo relações entre luz, geografia, história da arte e fotografia.
Expondo regularmente em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro, Desoriente: o Eu Nômade e ESPANHAS/SPAINS foram seus mais recentes trabalhos no Brasil.