PÚBLICO GERAL 5X R$ 90,00
AMIGO MASP 5X R$ 76,50
Este curso examina criticamente a arquitetura de museus em relação com transformações na arte e na cultura nos últimos cem anos. Ao longo de quatro aulas estruturadas cronologicamente, percorreremos a trajetória de museus referenciais, como o MoMA de Nova York, o Centro Georges Pompidou e o Palais de Tokyo de Paris. Observaremos a relação dessas instituições com o paradigma modernista do “cubo branco” e seu posicionamento diante da tomada do espaço pela arte contemporânea, com instalações site-specific e experiências participativas.
Os principais objetivos incluem:
- Contextualizar o museu como projeto arquitetônico e cultural, destacando seu papel na legitimação de movimentos artísticos;
- Debater as transformações espaciais em resposta às novas linguagens da arte;
- Explorar as tensões entre a suposta neutralidade dos espaços expositivos e narrativas curatoriais mais inclusivas;
- Refletir sobre o potencial dos museus como plataformas de discussão de temas contemporâneos.
Apoiado em estudos de caso fartamente ilustrados, o curso é direcionado a arquitetos, artistas, curadores e interessados em cultura, fornecendo instrumentos para repensar o espaço museal e seu impacto na construção de significados artísticos e sociais. Investigando como a arquitetura, a expografia e as práticas
Aula 1 – 05.08.2025
O museu como laboratório da arte moderna: experiências com expografia e arquitetura na primeira metade do século 20
Analisa a formação de museus de arte moderna a partir da estrutura departamental da Bauhaus, explorando a relação entre arquitetura, expografia e a construção do paradigma "cubo branco", na construção de um cânone arquitetônico para a arte da primeira metade do século 20.
Aula 2 – 12.08.2025
A arte contemporânea domina o espaço dentro e fora do museu a partir dos anos 1960
Discute a crise dos museus tradicionais frente às vanguardas nos anos 1960, a crítica à suposta neutralidade do “cubo branco” e o surgimento de espaços alternativos. Examina como a arte contemporânea redefiniu formas de expor e impulsionou a revisão do papel das instituições.
Aula 3 – 19.08.25
Museus na era de celebridades arquitetônicas e exposições midiáticas na virada do milênio
Explora o investimento de museus em edifícios icônicos realizados por “celebridades arquitetônicas” nos anos 1990 e reflete sobre o impacto dessas estruturas na experiência artística e em relação com seu contexto sociocultural.
Aula 4 – 26.08.2025
Novas narrativas curatoriais por museus mais diversos e inclusivos no século 21
Debate as transformações recentes: arquiteturas flexíveis, revisão crítica do cânone e inclusão de narrativas diversas. Analisa como os museus respondem a demandas por representatividade e engajamento com questões contemporâneas.
Ana Paula Pontes é arquiteta e urbanista graduada pela FAU-USP, com mestrado pela PUC-Rio e doutorado também pela FAU-USP. Colaborou em projetos e obras de edifícios culturais de grande porte, como a Pinacoteca do Estado e o Museu da Língua Portuguesa (SP), a Cidade das Artes e o Novo MIS (RJ). Foi autora de projetos de exposições de arte em museus de todo o Brasil e é sócia desde 2017 do escritório Metrópole_Arq, com o qual realizou os projetos expográficos para o novo Museu do Ipiranga, inaugurado em 2022. É professora na FAU Mackenzie desde 2010 e fundadora da plataforma educativa Museu Mundo, que desde 2024 desenvolve atividades como cursos, encontros e viagens, explorando as relações entre arte, arquitetura, ambiente e cultura.