MASP
logo-MASP Masp Escola
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL
  • VÃO LIVRE
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas em Arquitetura e Urbanismo
    • Práticas Expositivas
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • Diálogos no Acervo
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Fale conosco
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp em Expansão
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
    • Bolsa Keeping It Modern
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Capturar o olho e mover a alma: pequena história da narrativa na arte (Turma 2)

Horário
19H-21H
Duração do Módulo
6 e 8.2.2017
Seg e Qua
19H e 21H
Investimento
5 x R$ 45,00
Coordenação
Fernanda Pitta
INSCRIÇÕES ESGOTADAS
Compartilhe
Na tradição ocidental a narrativa é uma forma indispensável para ordenar eventos no tempo. Da mesma maneira, a arte figurativa organizou-se em torno do desejo de dar um sentido unificado às formas no espaço – criando frequentemente imagens que contam histórias. Quando nos deparamos com uma imagem figurativa, é difícil não construir uma narrativa imediata para ela – daquele momento retratado, do seu antes, do seu depois. O presente curso vai examinar, a partir de obras do acervo do MASP, algumas das formas narrativas presentes na pintura ocidental explorando seus elementos chave – o tempo, o espaço e o personagem – a fim de discutir as diferentes maneiras pelas quais uma imagem é capaz de contar histórias.

Planos de aulas

  • 06/02/2017

    Aula 1

    Tempo Como se representa o tempo na arte figurativa? O tempo da eternidade e o tempo da história. A sucessão do tempo, a simultaneidade e o instante. Na coleção do MASP: Virgem em Majestade com o Menino e dois anjos, Maestro del Bigallo; Cristo carregando a cruz, a crucificação e o sepultamento, Jan van Dornicke; O banho de Diana, François Clouet; A bailarina Loïe Fuller vista dos bastidores (A roda), Henri de Toulouse-Lautrec.

  • 07/02/2017

    Aula 2

    Espaço O espaço imaginário e o espaço concreto. A configuração do espaço – a ilusão de tridimensionalidade e a narrativa figurada. Deslocamento, movimento e os desafios ao caráter estático das imagens. Na coleção do MASP: As tentações de Santo Antão, Hieronymus Bosch; A canoa sobre o Epte, Claude Monet; Quatro bailarinas em cena, Edgar Degas.

  • 08/02/2017

    Aula 3

    Personagem As entonações da narrativa e as fórmulas de pathos – os personagens e seus gestos. A ação humana e a sua exemplaridade. A hierarquia dos personagens e suas transformações. Na coleção do MASP: Madona com o Menino no trono e quatro santos, Maestro del Bigallo; Adoração dos Pastores, Bartolomeo Passante; As quatro estações, Eugene Delacroix; A educação faz tudo, Jean-Honoré Fragonard.

Coordenação

Fernanda Pitta é historiadora da arte, curadora da Pinacoteca de São Paulo e professora de história da arte moderna e contemporânea na Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Doutora em Artes Visuais pela ECA-USP, suas pesquisas têm como foco a arte no Brasil no entre séculos 19-20 em contexto transnacional; atua também no campo da crítica de arte contemporânea. Foi curadora, com Valéria Piccoli, da série de mostras Coleções em Diálogo: Museu Mariano Procópio e Pinacoteca de São Paulo (2014) e Coleções em Diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo (2016). É curadora de uma exposição da produção da artista Ana Maria Tavares, inaugurada em novembro de 2016 na Pinacoteca de São Paulo.

Conferencistas

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP