Aula 1 - 18.06.2025
Concepção do projeto de exposição de artes visuais: do planejamento à produção
Nesta aula, vamos entrar nos bastidores da criação de uma exposição de artes visuais. Vamos explorar os principais elementos que dão forma a um projeto expositivo, como a definição de objetivos, identificação do público-alvo, escolha do local e da duração da mostra. Também será o momento de estruturar as equipes envolvidas e mapear os subprojetos essenciais para que tudo aconteça; com atenção especial à captação de recursos e financiamento.
Aula 2 - 25.06.2025
Planejamento do projeto expositivo: transformando ideias em ação
Nesta aula, vamos explorar o eixo central da produção de uma exposição: o planejamento estratégico. É nesse momento que definimos o rumo do projeto e dos subprojetos, traçando o caminho para uma execução bem-sucedida. Serão abordados pontos essenciais como escopo, prazos, orçamento, análise de riscos e a integração entre áreas como curadoria, expografia, luminotécnica, comunicação visual, educativo, mídia, entre outras. Uma etapa fundamental para transformar conceitos criativos em experiências reais e impactantes.
Aula 3 - 02.07.2025
Execução do projeto expositivo: da teoria à prática
Nesta aula, vamos conhecer os documentos e trâmites essenciais para a execução de uma exposição com segurança e profissionalismo. Entre eles, destacam-se o Standard Facility Report (fundamental para o empréstimo de obras), apólices de seguro All Risks, contratos de prestação de serviços e fornecimento de materiais, além de questões legais como direitos de imagem e licenciamento de direitos autorais. Um mergulho na prática da produção para garantir que tudo saia conforme o planejado.
Aula 4 - 08.07.2025 (excepcionalmente a aula será na terça-feira)
Pós-produção do projeto expositivo, sob a perspectiva da produção
Na aula final, vamos olhar para trás com olhos críticos e profissionais. É hora de avaliar os resultados da exposição, elaborar relatórios técnicos e realizar a prestação de contas; etapas fundamentais para encerrar o projeto. Este momento também será dedicado à troca de experiências e à consolidação do aprendizado, preparando você para analisar, aperfeiçoar e gerenciar exposições futuras com ainda mais segurança e criatividade. Um fechamento que marca o início de novas possibilidades.
Ana Farinha é doutora em Artes Visuais pela ECA-USP, mestre em Estética e História da Arte pelo PPGEHA-USP e graduada em Direito pela Universidade Mackenzie. Possui também um MBA em Gestão e Tecnologia da Qualidade pelo PECE da Escola Politécnica da USP. Atualmente, coordena as áreas de Planejamento e Projetos: Exposição e Design no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e é professora titular do Curso de Artes Visuais da FAAP. É membro de instituições como o ICOM (International Council of Museums), o INCCA (International Network for the Conservation of Contemporary Art) e o NDE (Núcleo Docente Estruturante) dos cursos de Artes Visuais da FAAP, tanto na Licenciatura quanto no Bacharelado. Representa ainda o MAC USP junto ao ICOM-Brasil. Sua trajetória reúne ampla experiência em docência, gestão cultural, administração de museus, com ênfase nas artes visuais e na preservação do patrimônio contemporâneo.