R$450,00 ( Quatrocentos e cinquenta reais) público geral
AMIGO MASP, patronos e conselheiros têm 15% de desconto
Parceiros e patrocinadores têm 10% de desconto
Abordagem introdutória aos livros e fotolivros de artista, o curso apresenta e reflete sobre o processo histórico conceitual por meio do qual ambos se consolidam como forma de arte. Criados desde Anna Atkins (1799-1871) e Stéphane Mallarmé (1842-1898) e intensamente produzidos durante as vanguardas russas, os fotolivros e livros de artista ganharam expressividade e passaram a ser mais amplamente experimentados na segunda metade do século 20. Nesse processo, os aspectos materiais e conceituais do livro passaram a ser cada vez mais explorados como fenômenos de intermidialidade, corroborando-o como um meio que incorpora e dialoga criativamente com linguagens advindas de outras mídias sequenciais, como cinema, literatura e música. Partindo de obras importantes que integram o acervo do Masp junto a outras que se tornaram casos exemplares de experimentação criativa do livro, os encontros que compõem o curso dedicam-se à compreensão das formas por meio das quais o (foto)livro apresenta-se como artefato criativo, atuando como linguagem e para além da suposta transparência comumente requerida quando usado para mediar a narrativa literária.
Aula 1 - 14.04.2025
O que são (foto)livros de artista
Em seu encontro introdutório, o curso apresenta os principais conceitos, marcos históricos e obras responsáveis pela definição do estado da arte do livro e fotolivro de artista.
Aula 2 - 28.04.2025
O livro como campo de atuação artística
Introdução do (foto)livro de artista como artefato criativo. O encontro apresenta e discute o livro como linguagem, como processo de experimentação que extrapola a rotineira função de suporte para a narrativa literária.
Aula 3 - 05.05.2025
O caráter intermidiático do (foto)livro de artista
O encontro se dedica a refletir sobre a relação que o livro de artista desenvolve com outros meios e linguagens na configuração de sua própria linguagem e caráter metassemiótico.
Aula 4 - 12.05.2025
O livro e a fotografia como arte
Nessa etapa, o curso se debruça sobre papel do livro da institucionalização da fotografia como processo artístico e aborda a intersecção histórica e criativa de fotolivro e livro de artista. O encontro também apresenta caminhos práticos para a produção de (foto)livros de artista.
Ana Paula Vitorio (1984) é curadora, pesquisadora e educadora. Tem pós-doutorado na University of the Free State (África do Sul), é doutora pelo programa de Literatura, Cultura e Contemporaneidade da Puc-Rio e mestre em Comunicação pela UFJF. É idealizadora do Beyra Festival do Fotolivro JF e integra o Laroyê Terreiro de Pesquisa (UFJF). Entre suas principais áreas de atuação estão fotografia contemporânea, fotografia africana e fotolivros.