MASP
logo-MASP Masp Escola
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL 2025
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL 2026
  • VÃO LIVRE
  • Férias no MASP
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • Férias
    • HISTÓRIAS DA ARTE
    • Estudos Críticos
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Contato
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Histórias da Arte Moderna

Horário
19H ÀS 21H
Duração do Módulo
ONLINE
SEGUNDAS-FEIRAS
16.03 a 15.06.2026
13 AULAS
Investimento
R$1.920,00  (mil, novecentos e vinte reais) público geral

PÚBLICO GERAL  5X R$ 384,00
AMIGO MASP  5X R$ 326,40
*VALORES PARCELADOS NO CARTÃO DE CRÉDITO
Professores
Felipe Martinez
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública

O que vou aprender neste curso?
 
  • - Entenda como a arte moderna surgiu a partir das transformações da pintura europeia.
  • - Aprenda a diferenciar estilos e técnicas de Monet, Van Gogh, Cézanne, Matisse e Picasso.
  • - Descubra como impressionismo, pós-impressionismo, cubismo e fauvismo mudaram a história da arte.
  • - Desenvolva olhar crítico para analisar obras do acervo do MASP.
  • - Veja como as vanguardas europeias influenciaram o modernismo brasileiro.

O curso vai mostrar como a arte moderna surgiu a partir das rupturas e continuidades ocorridas na arte europeia no final do século 19 e início do século 20. Com base no acervo do MASP, as aulas vão analisar obras de nomes como Delacroix, Ingres, Manet, Monet, Van Gogh, Cézanne, Matisse e Picasso, de modo a explorar o processo que deu origem à arte moderna no ocidente.  

As primeiras aulas vão mostrar como a pintura de história foi perdendo espaço ao longo dos anos, enquanto a pintura de paisagem ganhava terreno. Além disso, também será estudado como a situação do artista na sociedade se modificou ao longo dos anos. As aulas finais irão mostrar como as obras de artistas como Van Gogh, Gauguin e Cézanne se articulam com a produção do período e servem como ponto de partida para a arte do século 20, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de estilo quanto do ponto de vista da personalidade artística.

IMPORTANTE | 
As aulas serão realizadas online, ao vivo, por meio de uma plataforma de ensino. O link de acesso será enviado aos participantes após a inscrição. O curso será gravado, e cada aula ficará disponível por 30 dias após sua realização. Os certificados serão emitidos para os participantes que atingirem, no mínimo, 80% de presença nas aulas síncronas

Planos de aulas

Aula 1 – 16/03/2026 | O retorno do Clássico 
A primeira aula vai apresentar os principais tópicos do curso e mostrar qual era a situação do ambiente artístico europeu no final do século 18 e começo do século 19, dando destaque para o neoclassicismo e para a pintura de Jacques-Louis David.

Aula 2 – 23/03/2026 | Linear e pictórico: Ingres e Delacroix
A segunda aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres e à comparação da sua obra com a de Eugène Delacroix, dando destaque para as diferenças estilísticas entre os dois artistas e a relação entre Clássico e Romântico. 

Aula 3 – 30/03/2026 | Courbet e Manet: o início da arte moderna
A terceira aula vai investigar como as obras de Gustave Courbet e de Edouard Manet representam mudanças não somente no modo de pintar, mas também na maneira como o artista se projetava na sociedade. 

Aula 4 – 06/04/2026 | O impressionismo parte 1: Claude Monet
Na quarta aula, será mostrado como o impressionismo significou uma revolução na pintura do ocidente. Veremos como foi a primeira exposição dos artistas do grupo impressionista, em 1874, com destaque para a carreira de Claude Monet. 

Aula 5 – 13/04/2026 | O impressionismo parte 2: Renoir, Morisot e Degas
O quinto encontro vai dar continuidade aos tópicos discutidos na aula anterior, mostrando que apesar das semelhanças aparentes, também havia uma diferença considerável na maneira de pintar entre os diferentes membros do grupo, como será mostrado nas pinturas de Renoir, Morisot e Degas.

Aula 6 - 20/04/2026 | O pontilhismo
A sexta aula vai tratar dos movimentos surgidos na esteira do impressionismo, posteriormente conhecidos como pós-impressionismo, com destaque para o pontilhismo nas obras de Georges Seurat e Paul Signac. 

Aula 7 - 27/04/2026 | Toulouse-Lautrec: vidas noturnas
O sétimo encontro vai tratar da carreira e da obra de Henri Toulouse-Lautrec, explorando como sua obra aborda motivos relacionados às personagens da vida noturna parisiense da Belle-Époque. 

Aula 8 - 04/05/2026 | Van Gogh: para além do mito
Nesta aula, será mostrado como a pintura e a biografia de Van Gogh são fundamentais para a definição do arquétipo do artista moderno. Também será visto como as circunstâncias de sua vida, na maioria das vezes, contrariam os mitos a seu respeito.

Aula 9 - 11/05/2026 | Paul Gauguin: simbolismo e primitivismo
No nono encontro, será estudado como a pintura de Paul Gauguin está relacionada a ideias centrais para o desenvolvimento da arte moderna, como o simbolismo e o primitivismo, com destaque para a relação do artista com as então colônias francesas nos trópicos. 

Aula 10 - 18/05/2026 | Cézanne: o caminho para as vanguardas
A décima aula vai explorar a pintura de Paul Cézanne, de modo a mostrar como as inovações trazidas por suas obras foram, ao mesmo tempo, ponto de chegada da poética impressionista e ponto de partida das vanguardas do começo do século 20, como o cubismo e o fauvismo. 

Aula 11 - 01/06/2026 | Picasso e o cubismo
O décimo primeiro encontro vai mostrar como a obra de Pablo Picasso, especialmente na fase cubista, não pode ser compreendia sem que se leve em conta a pintura de Cézanne e os movimentos artísticos do final do século XIX. Será visto como o pintor espanhol foi um dos principais herdeiros da pintura pós-impressionista. 

Aula 12 – 08/06/2026 | Henri Matisse e os fauves 
A aula vai abordar a trajetória do pintor francês Henri Matisse, e mostrar como sua obra percorre os caminhos abertos por Cézanne no que concerne às cores. Veremos como Matisse teve importância central na invenção do Fauvismo e em toda a pintura do século XX. 

Aula 13 – 15/06/2026 | Arte Moderna no Brasil 
Conferência com Thiago Gil

De modo panorâmico, a última aula vai mostrar como a arte moderna se desenvolveu no Brasil a partir da obra de seus principais artistas, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Oswald e Mario de Andrade.
 

Coordenação

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp e pós-doutorado pela Universidade de Amsterdam e pelo MAC USP. É professor visitante na Universidade de Leuven, na Bélgica. Atuou como docente na Universidade de Leiden, na Casa do Saber e na pós-graduação em museologia da PUC-SP. É autor de “O Escolar de Vincent Van Gogh” (Edusp) e tradutor de “Cartas a Theo” (Editora 34).

Conferencistas

Thiago Gil Virava é Pesquisador de Pós-doutorado vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Postdoctoral Fellow na Bibliotheca Hertziana—Max Planck Institut für Kunstgeschichte, em Roma, com pesquisa sobre o livro Os ossos do mundo (1936), de Flávio de Carvalho, investigando as  meditações antropofágicas do artista sobre a arte italiana e a rede transnacional de colaboradores formada por ele na Europa. Possui Mestrado e Doutorado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Entre 2013 e 2024, trabalhou como pesquisador, coordenador e gerente da equipe de educação da Fundação Bienal de São Paulo. É autor dos livros Uma Brecha para o Surrealismo: percepções do movimento surrealista no Brasil (Alameda, 2015) e Um boxeur na arena: Oswald de Andrade e as artes visuais no Brasil (Edições Sesc/Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, 2024). Tem textos sobre o modernismo brasileiros em publicações acadêmicas e não-acadêmicas no Brasil e no exterior.

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP