Aula 1 – 16/03/2026 | O retorno do Clássico
A primeira aula vai apresentar os principais tópicos do curso e mostrar qual era a situação do ambiente artístico europeu no final do século 18 e começo do século 19, dando destaque para o neoclassicismo e para a pintura de Jacques-Louis David.
Aula 2 – 23/03/2026 | Linear e pictórico: Ingres e Delacroix
A segunda aula é dedicada ao estudo da pintura de Jean-Auguste Dominique Ingres e à comparação da sua obra com a de Eugène Delacroix, dando destaque para as diferenças estilísticas entre os dois artistas e a relação entre Clássico e Romântico.
Aula 3 – 30/03/2026 | Courbet e Manet: o início da arte moderna
A terceira aula vai investigar como as obras de Gustave Courbet e de Edouard Manet representam mudanças não somente no modo de pintar, mas também na maneira como o artista se projetava na sociedade.
Aula 4 – 06/04/2026 | O impressionismo parte 1: Claude Monet
Na quarta aula, será mostrado como o impressionismo significou uma revolução na pintura do ocidente. Veremos como foi a primeira exposição dos artistas do grupo impressionista, em 1874, com destaque para a carreira de Claude Monet.
Aula 5 – 13/04/2026 | O impressionismo parte 2: Renoir, Morisot e Degas
O quinto encontro vai dar continuidade aos tópicos discutidos na aula anterior, mostrando que apesar das semelhanças aparentes, também havia uma diferença considerável na maneira de pintar entre os diferentes membros do grupo, como será mostrado nas pinturas de Renoir, Morisot e Degas.
Aula 6 - 20/04/2026 | O pontilhismo
A sexta aula vai tratar dos movimentos surgidos na esteira do impressionismo, posteriormente conhecidos como pós-impressionismo, com destaque para o pontilhismo nas obras de Georges Seurat e Paul Signac.
Aula 7 - 27/04/2026 | Toulouse-Lautrec: vidas noturnas
O sétimo encontro vai tratar da carreira e da obra de Henri Toulouse-Lautrec, explorando como sua obra aborda motivos relacionados às personagens da vida noturna parisiense da Belle-Époque.
Aula 8 - 04/05/2026 | Van Gogh: para além do mito
Nesta aula, será mostrado como a pintura e a biografia de Van Gogh são fundamentais para a definição do arquétipo do artista moderno. Também será visto como as circunstâncias de sua vida, na maioria das vezes, contrariam os mitos a seu respeito.
Aula 9 - 11/05/2026 | Paul Gauguin: simbolismo e primitivismo
No nono encontro, será estudado como a pintura de Paul Gauguin está relacionada a ideias centrais para o desenvolvimento da arte moderna, como o simbolismo e o primitivismo, com destaque para a relação do artista com as então colônias francesas nos trópicos.
Aula 10 - 18/05/2026 | Cézanne: o caminho para as vanguardas
A décima aula vai explorar a pintura de Paul Cézanne, de modo a mostrar como as inovações trazidas por suas obras foram, ao mesmo tempo, ponto de chegada da poética impressionista e ponto de partida das vanguardas do começo do século 20, como o cubismo e o fauvismo.
Aula 11 - 01/06/2026 | Picasso e o cubismo
O décimo primeiro encontro vai mostrar como a obra de Pablo Picasso, especialmente na fase cubista, não pode ser compreendia sem que se leve em conta a pintura de Cézanne e os movimentos artísticos do final do século XIX. Será visto como o pintor espanhol foi um dos principais herdeiros da pintura pós-impressionista.
Aula 12 – 08/06/2026 | Henri Matisse e os fauves
A aula vai abordar a trajetória do pintor francês Henri Matisse, e mostrar como sua obra percorre os caminhos abertos por Cézanne no que concerne às cores. Veremos como Matisse teve importância central na invenção do Fauvismo e em toda a pintura do século XX.
Aula 13 – 15/06/2026 | Arte Moderna no Brasil
Conferência com Thiago Gil
De modo panorâmico, a última aula vai mostrar como a arte moderna se desenvolveu no Brasil a partir da obra de seus principais artistas, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Oswald e Mario de Andrade.
Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp e pós-doutorado pela Universidade de Amsterdam e pelo MAC USP. É professor visitante na Universidade de Leuven, na Bélgica. Atuou como docente na Universidade de Leiden, na Casa do Saber e na pós-graduação em museologia da PUC-SP. É autor de “O Escolar de Vincent Van Gogh” (Edusp) e tradutor de “Cartas a Theo” (Editora 34).