MASP
logo-MASP Masp Escola
  • Ingressos
  • Loja
  • Apoie
  • Agenda

  • Busca

  • PT/EN
close-icon
  • Meus dados
  • Sair
  • logo-MASP
  • VISITE
    • AGENDA
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • Agendamento de escolas particulares
    • COMO CHEGAR
    • HORÁRIOS
    • INGRESSOS
    • MASP LOJA
    • MASP restaurante A Baianeira
    • MASP CAFÉ
  • EXPOSIÇÕES
    • EM CARTAZ
    • FUTURAS
    • PASSADAS
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL 2025
    • PROGRAMAÇÃO ANUAL 2026
  • VÃO LIVRE
  • Férias no MASP
  • ESPETÁCULOS E EVENTOS
  • MASP Escola
    • BOLSAS PARA PROFESSORES
    • CURSOS
    • Práticas Expositivas
    • Férias
    • HISTÓRIAS DA ARTE
    • Estudos Críticos
    • MASP ENSINO
  • LOJA
  • SEJA MEMBRO
  • EDIÇÕES DE ARTE
  • Apoie
  • ACERVO
    • Conservação e restauro
    • Empréstimo de obras
    • Explore o acervo
    • Pesquise no acervo
    • Solicitação de imagens
  • Centro de pesquisa
  • Publicações
  • Mediação
    • PROGRAMA DE GRATUIDADE PARA GRUPOS
    • ARTE E DESCOLONIZAÇÃO
    • MASP Conversas
    • MASP Professores
    • MASP Pesquisa
    • Oficinas
    • Palestras
    • publicações
    • Seminários
  • SOBRE O MASP
    • Demonstrações Financeiras
    • Estatuto Social
    • Equipe
    • Contato
    • Diretoria
    • Governança
    • Masp Endowment
    • Parceiros e Patrocinadores
    • Relatório anual de atividades
    • SEU EVENTO NO MASP
    • SUSTENTABILIDADE
    • Trabalhe conosco
  • Mapa do museu
  • PT/EN

Histórias da Arte — O Barroco pelo acervo do MASP

Horário
19H ÀS 21H
Duração do Módulo
ONLINE
QUARTAS-FEIRAS
25.02 a 27.05.2026
14 AULAS
Investimento
R$1.920,00  (mil, novecentos e vinte reais) público geral

PÚBLICO GERAL  5X R$ 384,00
AMIGO MASP  5X R$ 326,40
*VALORES PARCELADOS NO CARTÃO DE CRÉDITO
Professores
Juliana Guide
Inscreva-se
Compartilhe
Solicitação de bolsas para professores * * Apenas rede pública
O que vou aprender neste curso?
  • - Vida e obra de artistas fundamentais, como Caravaggio, Rembrandt, Velásquez, Vermeer e Bernini, todos presentes direta ou indiretamente no acervo do MASP.
  • - Arte nos territórios coloniais como México, Brasil e Peru
  • - Obra de mulheres artistas extraordinárias como Artemisia Gentileschi
  • - A formação da grande pintura decorativa barroca e seus tetos, cujos modelos chegam na arte colonial brasileira.
  • - O desenvolvimento do retrato barroco

O termo Barroco engloba muitos contextos artísticos que se desenvolveram entre o século 17 e 18. O acervo do MASP fornece um corpus privilegiado para quem se interessa pelo período, contando com obras que permitem a observação e análise dos principais modelos italianos, e também das expressões em universos tão distintos quanto Flandres, Holanda, Espanha, França, Peru e Brasil.  Focando principalmente em pintura, com as necessárias incursões pela escultura, o curso oferecerá aos seus participantes um olhar panorâmico sobre a obra de autores como Caravaggio, Guido Reni, Bernini, Rubens, Van Dyck, Velázquez, Poussin, Rembrandt, Franz Hals - todos presentes, seja em obras da própria mão ou de artistas de seu círculo, na coleção do Museu. Abordaremos a circulação dos modelos europeus nos então territórios coloniais, sempre com atenção às formas de expressão diversas e multiculturais que se produzem nestes contextos. Também nos dedicaremos a importantes artistas mulheres do período, como Artemisia Gentileschi, Elisabetta Sirani e Judith Leyster

IMPORTANTE |
As aulas serão realizadas online, ao vivo, por meio de uma plataforma de ensino. O link de acesso será enviado aos participantes após a inscrição. O curso será gravado, e cada aula ficará disponível por 30 dias após sua realização. Os certificados serão emitidos para os participantes que atingirem, no mínimo, 80% de presença nas aulas síncronas.

Planos de aulas

Aula 1 - 25/02/2026 | Introdução
Introdução às discussões acerca do termo “Barroco” na História da Arte. Alguns aspectos importantes para entender o  século 17: Roma na Contra-Reforma, o mercado de Arte, as Academias, a Revolução Científica e os gabinetes de curiosidades.

Aula 2 - 04/03/2026 | Bologna: os Carracci e Guido Reni
A Accademia dos Carraci. A pintura do “divino” Guido Reni. Elisabetta Sirani, mestra, pintora e gravurista. 

Aula 3 - 11/03/2026 | Michelangelo da Merisi, o  Caravaggio 
Obras para os primeiros mecenas de Roma. Capelas Contarelli e Cerasi. Pinturas posteriores em Nápoles, Siracusa, Messina e Malta. A difusão da pintura de Caravaggio.

Aula 4 - 18/03/2026 | Artemisia Gentileschi
Período formativo em Roma com Orazio Gentileschi. Período Florentino.Incursão por Londres. A pintura em  Nápoles no período e o ateliê de Artemisia. 
    
Aula 5 – 25/03/2026 | Bernini e a escultura
As encomendas dos Borghese. O Baldacchino e a Cathedra Petri em São Pedro. A Capela Cornaro em S. Maria della Vittoria. Tumbas papais. A Fonte dos Quatro Rios na Piazza Navona. 

Aula 6 - 01/04/2026 | A grande pintura decorativa barroca e Pietro da Cortona
Pietro da Cortona e os Barberini: a Alegoria da Divina Providência. Os afrescos do Palazzo Pitti, em Florença. 

Aula 7 - 08/04/2026 | Conferência Mateus Alves Silva (a confirmar)

Aula 8 - 15/04/2026 | Diego Velázquez e a Espanha do século XVII
Obras religiosas em Sevilha.  Atuação na corte de Filipe IV, em Madrid. Estudo de caso: Las Meninas e diferentes abordagens metodológicas possíveis da obra de arte

Aula 9 - 22/04/2026 |  Arte na América Hispânica
Vice-Reino da Nova Espanha: pintura sacra, biombos, retratos e pinturas de casta. O Vice-Reino do Peru: a Escola de Cuzco, têxteis andinos e vasos qeros. 
 
Aula 10 - 29/04/2026 | Rubens e Poussin
Rubens e estadia na Itália. Pintura sacra de Rubens em Antuérpia. O ciclo de Rubens para Maria de Médici e atuação como diplomata. Poussin e a pintura mitólogica. Poussin e os retábulos de altar. 

Aula 11 - 06/05/2026 | Rembrandt Van Rijn
Rembrandt e os retratos de grupo. A pintura bíblica de Rembrandt. Invenção de si: os autorretratos de Rembrandt.  

Aula 12 - 13/05/2026 | Frans Hals,  Vermeer e Leyster.
Frans Hals e o retrato.  Vermeer e a pintura do cotidiano. Judith Leyster, pintora de gênero e retrato.

Aula 13 - 20/05/2026 | Conferência Felipe Corrêa (a confirmar)

Aula 14 - 27/05/2026 | Visita no Acervo em transformação

Coordenação

Juliana Guide é doutoranda em História da Arte pela UNICAMP e mestra em estudos da Tradição Clássica pela mesma universidade, com estágio de pesquisa na Itália. Seus estudos têm como foco a pintura italiana dos séculos 16 e 17, o trabalho de artistas mulheres que atuaram na Itália nesse período e a representação de mulheres na pintura.
 

Conferencistas

Mateus Alves Silva

Felipe Correa

Conecte-se

logo-MASP

AV Paulista, 1578
01310-200 São Paulo-Brasil
+55 11 3149 5959
CNPJ 60.664.745/0001-87

  • Sobre o Masp
  • Imprensa
  • Fale conosco
  • Ouvidoria
  • Política de Privacidade
  • Seu evento no MASP