Aula 1 - 25/02/2026 | Introdução
Introdução às discussões acerca do termo “Barroco” na História da Arte. Alguns aspectos importantes para entender o século 17: Roma na Contra-Reforma, o mercado de Arte, as Academias, a Revolução Científica e os gabinetes de curiosidades.
Aula 2 - 04/03/2026 | Bologna: os Carracci e Guido Reni
A Accademia dos Carraci. A pintura do “divino” Guido Reni. Elisabetta Sirani, mestra, pintora e gravurista.
Aula 3 - 11/03/2026 | Michelangelo da Merisi, o Caravaggio
Obras para os primeiros mecenas de Roma. Capelas Contarelli e Cerasi. Pinturas posteriores em Nápoles, Siracusa, Messina e Malta. A difusão da pintura de Caravaggio.
Aula 4 - 18/03/2026 | Artemisia Gentileschi
Período formativo em Roma com Orazio Gentileschi. Período Florentino.Incursão por Londres. A pintura em Nápoles no período e o ateliê de Artemisia.
Aula 5 – 25/03/2026 | Bernini e a escultura
As encomendas dos Borghese. O Baldacchino e a Cathedra Petri em São Pedro. A Capela Cornaro em S. Maria della Vittoria. Tumbas papais. A Fonte dos Quatro Rios na Piazza Navona.
Aula 6 - 01/04/2026 | A grande pintura decorativa barroca e Pietro da Cortona
Pietro da Cortona e os Barberini: a Alegoria da Divina Providência. Os afrescos do Palazzo Pitti, em Florença.
Aula 7 - 08/04/2026 | Circulação de modelos entre a Europa e o Brasil - o caso do tratado de Andrea Pozzo. Conferência com Mateus Alves Silva
No final do século XVII, o jesuíta Andrea Pozzo publicou Perspectiva Pictorum et Architectorum, propondo um método simples de desenho em perspectiva para pintura e arquitetura. A obra teve ampla difusão na Europa e chegou à América Portuguesa. Seu método foi adotado como modelo para a produção artística local. O texto destaca especialmente sua influência no Brasil, com foco em Minas Gerais.
Aula 8 - 15/04/2026 | Diego Velázquez e a Espanha do século XVII
Obras religiosas em Sevilha. Atuação na corte de Filipe IV, em Madrid. Estudo de caso: Las Meninas e diferentes abordagens metodológicas possíveis da obra de arte
Aula 9 - 22/04/2026 | Arte na América Hispânica
Vice-Reino da Nova Espanha: pintura sacra, biombos, retratos e pinturas de casta. O Vice-Reino do Peru: a Escola de Cuzco, têxteis andinos e vasos qeros.
Aula 10 - 29/04/2026 | Rubens e Poussin
Rubens e estadia na Itália. Pintura sacra de Rubens em Antuérpia. O ciclo de Rubens para Maria de Médici e atuação como diplomata. Poussin e a pintura mitólogica. Poussin e os retábulos de altar.
Aula 11 - 06/05/2026 | Rembrandt Van Rijn
Rembrandt e os retratos de grupo. A pintura bíblica de Rembrandt. Invenção de si: os autorretratos de Rembrandt.
Aula 12 - 13/05/2026 | Frans Hals, Vermeer e Leyster.
Frans Hals e o retrato. Vermeer e a pintura do cotidiano. Judith Leyster, pintora de gênero e retrato.
Aula 13 - 20/05/2026 | Jean-Marc Nattier e o Ciclo dos Quatro elementos no MASP. Conferência Felipe Corrêa
Em meio à profusão de retratos nas exposições dos salões oficiais e à nascente crítica de arte francesa, Jean-Marc Nattier realizou e expôs quatro pinturas destinadas ao gabinete do Delfim em Versalhes em 1751. São os retratos das filhas mais velhas de Luís XV representadas como Os Quatro Elementos, hoje na coleção do MASP. Esta palestra abordará a criação e a iconografia dessas obras e, a partir delas, o retrato historiado na produção de Nattier e no contexto das mudanças no gosto e na pintura francesa em meados do século XVIII.
Aula 14 - 27/05/2026 | Visita no Acervo em transformação
Juliana Guide é doutoranda em História da Arte pela UNICAMP e mestra em estudos da Tradição Clássica pela mesma universidade, com estágio de pesquisa na Itália. Seus estudos têm como foco a pintura italiana dos séculos 16 e 17, o trabalho de artistas mulheres que atuaram na Itália nesse período e a representação de mulheres na pintura.