Aula 1 – 19.8.2021
Arte afro-brasileira no país branco-brasileiro: história da arte local como espelho da disciplina europeia; a crítica nascente no século 19 e a marca de um país que se quer branco; entre Nina Rodrigues e Manuel Querino na base de uma arte afro-brasileira.
Aleijadinho, Firmino Monteiro, Estêvão Silva, Arthur Timótheo da Costa e Flávio Cerqueira.
Aula 2 – 26.8.2021
Século 20: a arte entre apagamento e essencialização no país das três raças; modernismos e raça; entre mulatas, negras e sambas nas imagens produzidas por brancos de dentro e de fora. Édouard Manet, Di Cavalcanti, Heitor dos Prazeres, Tarsila do Amaral, Carybé, Pierre Verger, Abdias do Nascimento, Mestre Didi e Wilson Tibério.
Aula 3 – 2.9.2021
A centralidade das exposições na escrita de uma história insubmissa da arte brasileira. Acervos institucionais e a presença frágil da arte produzida por negros no Brasil. Algumas exposições abordadas: Bienais, A Mão Afro-brasileira - MAM, Mostra do Redescobrimento, Diálogos Ausentes - Itaú Cultural, Histórias afro-atlânticas - MASP e Instituto Tomie Ohtake.
Aula 4 – 9.9.2021
A produção das mulheres negras na arte do Brasil: o papel da intersecção na proposição de outras histórias da arte brasileira. Maria Auxiliadora, Maria Lídia Magliani, Priscila Rezende, Michelle Mattiuzzi, Renata Felinto, Rosana Paulino e Aline Motta.
Aula 5 – 16.9.2021
Artistas trans pretas e a dimensão radical da arte afro-brasileira contemporânea. Jota Mombaça, Castiel Vitorino Brasileiro e Ventura Profana.
Igor Simões é doutor em artes visuais - história, teoria e crítica de arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor adjunto de história, teoria e crítica da arte e metodologia e prática do ensino da arte na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Foi curador adjunto da Bienal 12 (Bienal do Mercosul - curador educativo). Membro do comitê de curadoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), membro do núcleo educativo UERGS-Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Membro do comitê de acervo do MARGS. Trabalha com as articulações entre exposição, montagem fílmica, histórias da arte e racialização na arte brasileira e visibilidade de sujeitos negros nas artes visuais. Autor da tese Montagem fílmica e exposição: vozes negras no cubo branco da arte brasileira. Membro do Flume, grupo de pesquisa em educação e artes visuais.