Aula 1 - 04/01/2026 | Dimensões da curadoria de arte
A curadoria de arte é um exercício que ao longo da sua história vem tomando contornos diversos. Com isso ela se desloca de acordo com as características dos interesses daqueles que a exercem, mas sobretudo a partir dos interesses das muitas instituições legitimadoras da arte. Com isso, esta aula pretende apresentar alguns tipos de curadorias e suas características.
Aula 2 - 11/01/2026 | Curadoria de arte como território
A curadoria de arte assim como todos os sistemas artísticos constituem-se em um campo. Portanto, ela está inserida em um emaranhado de relações de poder, onde aquilo que se mostra e como se mostra concebe-se como territorialidades. Assim, analisar e discutir os conceitos de território e curadoria a luz da visualidade e da contravisualidade é o objetivo desta aula.
Aula 3 - 25/01/2026 | Da ideia a montagem da exposição
A curadoria de arte é uma atividade complexa que exige uma série de fazeres que se sobrepõem uns aos outros sendo desejável a aplicação de metodologias de execução para melhor desempenhar a função. Desta maneira, esta aula propõe apresentar e discutir as fases de construção e execução de uma curadoria.
Aula 4 - 04/02/2026 | Curadoria como gestão de projeto
Esta aula apresenta a curadoria como um processo estruturado de gestão, integrando pesquisa, planejamento, organização e execução de exposições e ações culturais. Serão abordados os princípios fundamentais do gerenciamento de projetos aplicados ao campo da arte, incluindo definição de objetivos curatoriais, elaboração de cronograma, orçamento, captação de recursos, montagem e avaliação.
Mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF e doutorando em Cultura e Arte Contemporânea pela UERJ. É fundador do FAIM Festival e do Curador Negro Studio. Recebeu o Prêmio Paulo Ramos e o prêmio Paulo Gustavo pela Secretaria de Cultura de Duque de Caxias. Já ministrou aulas no campo da Imagem e Representação, Periferia e Cultura, na Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio, na residência artística Laboratório de Imagem do IMS/RJ, na Escola de Fotografia Popular do Imagens do Povo, etc. Curou e/ou co-curou as exposições “Imagem e Semelhança” e “Jamais Fomos Modernos” no Museu de Arte do Rio, “Chutando as portas” na galeria Ocupá, “Rios Reais” no Centro Cultural Lado B, “Vou aprender a ler para ensinar meus camaradas” no Sesc Ramos, “Ocupação Milton Santos” no Galpão Bela Maré, etc. Já escreveu artigos para a Folha de São Paulo, para a revista Periferias, capítulos para os livros Quilombo do Lima da Flup e para o livro Mediadores de Arte da Escola do Olhar. É o organizador do livro “Mestre das Periferias 2024”.