O Design de Exposições abarca as operações de mostra em variados tipos de ambientes: aqueles dos museus, das bienais, das galerias comerciais, de lojas, de parques urbanos, de entretenimento, entre outros. Estes necessitam de interpretação crítica por parte dos públicos, das narrativas oferecidas por cada um dos ambientes.
Dessa forma, o curso Introdução ao Design de Exposições e à Crítica Curatorial tem por objeto o ambiente expositivo em suas possíveis dimensões (comercial, cultural, de entretenimento, entre outras), apresentado de forma panorâmica e considerando o marco histórico do delineamento do campo do Design de Exposições. Campo do Design que se configura a partir da pesquisa, conceituação, curadoria, planejamento espacial de disposição dos elementos selecionados na elaboração narrativa e os possíveis acessos dos diferentes públicos. Nesse sentido, serão analisados, além desses componentes, aqueles que também constituem mostras, como mobílias, conteúdos textuais, opções de iluminação, fluxos de circulação, disponibilidades de engajamento aos públicos, uso de tecnologias digitais, entre outros. Como parte dessa aproximação e desenvolvimento, pretende-se exercitar a crítica curatorial, fornecendo e discutindo ferramentas que podem colaborar para interpretações e avaliações de mostras por meio da visitação aos espaços expositivos e não expositivos do MASP.
IMPORTANTE
As aulas serão ministradas presencialmente no MASP. Não haverá disponibilização de gravações. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
VAGAS ENCERRADAS
Aula 1 – 3.5.2023
Histórias do Design Expositivo: Design de Exposições como Design Gráfico espacializado
A preponderância do visual como experiência ocidental e capitalista. Exposições Universais como parâmetros para a organização visual do espaço de mostras e marcos da linguagem expositiva. Design de Exposições a partir das experimentações das vanguardas europeias: F. Kiesler, El Lissitzky, Herbert Bayer, Movimento Italiano de Arquitetura Racionalista (MIAR), e seus desdobramentos até dias atuais. Design de Exposições e a propaganda.
Aula 2 – 10.5.2023
Contextos de experiências para os públicos das exposições
Museus e experiência: considerações históricas sobre a visitação em exposições. Visita às salas de exposição do MASP enfocando narrativas e micronarrativas curatoriais: as relações entre obras e a curadoria. Visitação: exposição do acervo e mostras temporárias.
Aula 3 – 17.5.2023
Elementos para uma crítica curatorial
Elementos para elaboração de uma crítica curatorial: ambientes, narrativas e engajamentos proporcionados por exposições. Análise do contexto urbano, da arquitetura, dos ambientes do museu, incluindo exposições. Compreendendo elementos do Design de Exposições em suas relações e possíveis interpretações ideológicas e éticas em visitação aos espaços expositivos do MASP.
Aula 4 – 24.5.2023
Possíveis definições e origens para compreensão do campo do design e seus diálogos com outros campos
Revisão e síntese dos conceitos trabalhados nas visitas (textos, mobília, iluminação, sinalização, entre outros). Confrontos entre o design modernista de exposições e opções contemporâneas.
Aula 5 – 31.5.2023
A crítica curatorial em contexto atual:
Reescrevendo as histórias a partir das exposições. Exposições de projeções: análise de experiências.
Mirtes Marins de Oliveira é mestre e doutora em Educação: História e Filosofia e pesquisadora colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2020). Coordena a pós-graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Foi curadora de Contra o estado das coisas – anos 70 (2014), Especular (2018), Comigo ninguém pode, versando sobre a essencialização do feminino (2019), na Galeria Jaqueline Martins. Foi curadora de Arte para todos! Liberação e Consumo (Instituto Figueiredo Ferraz, 2016), Não um sonho (Galeria Simões de Assis, 2021) e de Máscaras: Fetiches e Fantasmagorias (Paço das Artes, 2021-2022). Coeditou, com Lisette Lagnado, a publicação Marcelina (2008-2012) e participou do livro Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998, da coleção Exhibition Histories (Afterall, 2015). Publicou, com Fabio Cypriano, o livro Histórias das exposições: casos exemplares (EDUC, 2016) e é autora de The body and the opus as a witness of times, sobre o trabalho de Letícia Parente, publicado em The feminist avant-garde. Art of the 1970s (2017). Escreveu para revistas e plataformas Select, Arte!Brasileiros, Artsoul, entre outras.